A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

ZÉ JOVINO  

(? ). Compositor, solista de 8 Baixos. Discografia: Zé Jovino- Forró em Mata Grande, Tropicana, 1973, em que são de sua autoria as composições: Forró em Mata Grande; Paulo Jacinto; Maribondo; Forró na Cacimbinha; Baixa Grande; Ananias; Agenor da Mata; Xote Bom Forró Matuto; Arrasta - Pé nas Emburanas; Sanfoneiro da Roça; Forró Verde Amarelo.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZÉ MOCÓ nome artístico de Carlos Martins de Oliveira  

 (São José da Lage - AL ). Compositor. São de sua autoria as composições: Raimundo Jacó, Café da Manhã, Rio Paraguai, O Velho e o Viagra, juntamente com Ismael de Castro, e São João em São Miguel.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZÉ PAULO  

( ? ). Poeta. Participou, com Eu, Tramando no Fogo Intenso, da Coletânea Caeté do Poema Alagoano, p. 176-177.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZÉ PAULO nome artístico de José Paulo Silva codinome O Major do Forró  

 (Povoado Capivara/Traipu - AL 03/12/1947). Cantor e compositor. Começoutocando em festas religiosas, com 10 anos de idade. Tocou emgrupos de Guerreiro, Chegança e Reisado. Dançou e cantouPastoril. Radicado emArapiraca, desde 1962. Em 1967, Zé Paulo viajou para São Paulo/SP, onde se apresentou representando Alagoas, trabalhando no -Forrozão de -Pedro Sertanejo--, localizado no Bairro Belém. Já teve o privilégio de seapresentar ao lado de grandes nomes da música regionalnordestina: Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, João do Pife, OsvaldoOliveira, Marinês & Sua Gente, Trio Nordestino, entre outros. Acompanhou LuizGonzaga de 1964 até 1985, tocando zabumba e fazendo back-vocal. Tambémacompanhou Zé Gonzaga, irmão do -Rei do Baião-, Oswaldinho doAcordeon, Elba Ramalho e Dominguinhos. Cadastrado na Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais - SICAM, na categoria de cantor e compositor, e na Sociedade Brasileira de Intérpretes e Produtores Fonográficos- SOCINPRO, como intérprete, desde 1989. Cantou em Sergipe durante 25 anos, de 1973 a 1998,no período das festas juninas e em festas de vaquejada. Participou de diversos programas de televisão, como o-Clube do Bolinha- na TV Bandeirantes, -Pell Marques Show- na TV Gazeta de Maceió, e -Programa do Ratinho- na TV Record. Continua em plena atividademusical, realizando shows por todo o Nordeste e nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Discografia: Álbuns de três vinis: Forró da Dona Aurora - Iracema/1987, onde compôs, juntamente com Zé Maria, a música título do disco; Gemido de Madalena - Chororó Discos - Madrigal Discos /1988, onde compôs a música título do disco; 2 em 1 - -Zé Paulo - e -Miguel Vieira-- JM Som/1994. CDs Zé Paulo, O Major do Forró - A Andorinha Gravadora: Discos Chororó - s/d, com Arranjos e regências: Xameguinho, e tendo como músicos participantes: João Batera (bateria), Vadevi Santos (guitarra), Ismar (baixo), Enaldo (zabumba), Moisés do Forró (triângulo) e Xameguinho (acordeons 1 e 2). Coral: Xameguinho, Vera, Val, Irineu e Moisés do Forró. Participação especial: Banda Milho Verde no Forró. Em 2001, lança o CD As Belezas de Arapiraca, onde assina todas as composições (exceto as faixas03, 06 e 07) e com as participações especiais de Cláudia Santos e -Moisés do Forró-, como back-vocals, e de Damião, no acordeon. Lançou, ainda em 2011, repetindo o título, o DVD As Belezas de Arapiraca. A gravação do seu DVD, em junho de 2011, foi na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Arapiraca. Contém 23 faixas e conta com as participações especiais do -Mestre- Afrísio Acácio do Acordeon, Bastinho da Sanfona e de Moisés do Forró, sendo que este último o acompanha há mais de 30 anos. O designer gráfico e a produção da capa são da Gráfica e Editora Santa Rita. São, ainda, composições de sua autoria: Boca do Balão; Tomate Cru; Mulher Fumadeira; Chamego da Menina; Chapisco de Mel, juntamente com Miguel Vieira.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZÉ ROBERTO como é conhecido José Roberto Silva  

 (Palmeira dos Índios - AL 1968). Escultor. Fez curso de design de interiores. Montou uma fábrica de móveis com estruturas de metal, onde desenhava e produzia. A como fábrica gerava muito refugo metálico, passou a aproveitar o material e a fazer esculturas metálicas. Criou a marca: Bonito de Sobra.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZÉ do CAVAQUINHO nome pelo qual era conhecido MOURA, José Rodrigues de Moura  

 (Viçosa - AL 10/12/1911 - Viçosa AL? ??/04/1981). Músico. Autor dos chorinhos: O Escorrego do Urubu, Lagartixa, Jegue Com Tudo e Jacaré Com Tempo. Dirigiu, em Viçosa, o bar-boteco Trovador Berrante.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZÉ do CHALÉ  

veja SANTOS, José Cândido.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

1 . 2 . 3 . 4 . 5 Próxima >>