A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

ZINANE, Cecil Geanine Albert  

 (? ). Escritora, professora. Graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (1968). Mestrado em Letras: Teoria da Literatura pela PUC-RS (1991). Doutorado em Letras: Literatura Comparada pela UFRGS (2003). Obra: Capítulo de livro: História da Literatura e Estudos Culturais do Gênero, in Mulheres e Literatura: Cartografias Crítico-Teóricas, juntamente com Liana Schneider, Márcia de Almeida e Ana Cecília A. Lima (orgs.), Maceió: EDUFAL, 2013, p. 239-250.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZITA  

veja SOARES, Maria José de Lima.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZITO  

(Distrito de Lages do Caldeirão, Palmeira dos Índios - AL ). Cantor, compositor, aboiador. Discografia: LP Vaquejada, Mocambo, 1969, em que são de sua autoria as composições em parceria com Léo: A Roseira; Eu Vou Embora; O Bom Vaqueiro; O Fazendeiro Castigado; Sertão Seco; Sertão, Pedaço de Ouro; Última Carta; Vida de Cangaceiro; Violenta e Eu, Ela e a Saudade. LP Nossa Terra Nossa Gente, Produção Independente, juntamente com Zetty.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZONA DA MATA  

ver MATA, Zona da.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZOZZOLI, Jean-Charles Jacques  

( Besançon - França ). Escritor, professor. Graduação em Carrières de l`Information: Publicité et Marketing, Université de Franche Comté Besançon (1976). Especialização em Linguística e Comunicação - PG Lato Sensu, UFAL (1986). Mestrado em Multimeios, UNICAMP (1994). Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002). Pós-Doutorado, Université Paris-Sorbonne, em andamento. fre lancer, empresas diversas, 1974-1978. Professor do Departamento de Comunicação Social da UFAL desde 1982. Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação e Significação (UFAL). Pesquisador da FAPEAL e responsável pela implantação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da UFAL, em fase de organização. Membro do corpo editorial: Revista Eletrônica Cybermídia (UFAL), 2004-2005; Signos do Consumo, desde 2008 e BIBLIOCOM, 2008-2010. Obras: Capítulo de livro: Corpo de Mulheres Enquanto Marcas na Mídia, Recortes, in O Corpo em Revista Olhares Interdisciplinares, Maceió: EDUFAL, 2005, Izabel Brandão (org.), p. 47-82. Artigos em periódicos: O Pensamento e a Palestra de Cicilia M. K. Peruzzo, in Boletim RP, Maceió, 1983, v. 1, n. 0, p. 3; Produção, Distribuição, Troca, Circulação e Consumo em Economia e em Linguística, in Folha de Letras, Maceió, 1986, v. 5, n. 6, p. 7-8; Da Elaboração de Uma Lista Formal de Perguntas em Pesquisa de Campo, in Revista do CHLA, Maceió, 1986, v. 1, n. 2, p. 36-39; O Mercado Como Sistema Social de Ação e Seu Uso Relacional da Marca, in Comunidades, Maceió, 18 jul. 2003, v. 2, p. 11; Marca Contemporânea e Administração da Troca, in Revista Eletrônica Cybermídia (UFAL), Maceió, 2004, v. I, n. 1, p. 1.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZOZZOLI, Rita Maria Diniz  

(Maceió - AL 22/10/1952). Escritora, professora. Filha de Luiz Lessa Leão e Maria Leão Diniz. Graduada em Letras, pela UFAL (1973). Graduada em Letras pela Université de Franche Comté, UFC, França (1974). Doutorado em Linguistique et Enseignement du Français, pela Universidade de Franche Comté, UFC, França (1978-85), tendo obtido o título com a defesa da tese: Le partitif chez les lusophones adultes: analyse d`erreurs et propositions méthodologiques. Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas, (UNICAMP), na área de Ensino e Aprendizagem de Leitura (1991-92). Membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), 2003. Professora da UFAL e do CESMAC. Obras: Ler e Produzir: discurso, texto e formação do sujeito leitor/produtor, Maceió: EDUFAL, 2002 (Org.) Pesquisas Linguísticas; A Interatividade da Sala de Aula, Maceió: EDUFAL, 2002, juntamente com Maria Francisca Oliveira Santos. Capítulos de livros publicados: Atividades de Reflexão Gramatical na Sala de Aula e Autonomia Relativa do Sujeito, in A Interação na Aprendizagem das Línguas, Pelotas: Educat, 2003, p. 25-46; Maceió: EDUFAL, 2002 (??) Língua Materna e Língua Compreensão e Produção Responsivas Ativas: Indícios nas Produções dos Alunos, in: Ler e Produzir. Discurso, Texto e Formação do Sujeito Leitor/Produtor Estrangeiro: O Discurso da Dominação e o Ensino de Línguas, in Aquisição e Ensino- Aprendizagem do Português, Belém: Editora Universitária UFPA, 2002, p. 263-287, p. 17-31; O Ensino de Leitura e Produção de Textos na Universidade, in: Língua e Ensino: Dimensões Heterogêneas Maceió: EDUFAL, 2000, p. 73-80; Concepções de Linguística Aplicada e Visões de Linguagem, in, Os Múltiplos Usos da Língua, Maceió: EDUFAL, 1999, p. 182-184; Uma Autonomia Possível Para o Aluno Leitor e Produtor de Textos, in Os Múltiplos Usos da Língua, Maceió: EDUFAL, 1999, p. 129-131. Artigos em periódicos: The Search For Autonomy: A Challenge For the Student Reader, in Revista Ilha do Desterro: UFSC, Florianópolis, 2000, juntamente com Albuquerque, M. R. O. SANTOS, L. F; O Processo de Constituição de Uma Gramática do Aluno Leitor/Produtor de Textos: A Busca de Autonomia, in Trabalhos Em Linguística Aplicada, UNICAMP/Campinas, v.33, p.07 - 21, 1999; Leitura e Produção de Texto: Teorias e Práticas na Sala de Aula, in Leitura Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL). Maceió, v. 21, 1998; O Pássaro-lira X a Cantilena dos Dois e Dois São Quatro, Leitura Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL), Maceió, v.2. 82, 1998.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZUMBA, José  

(Santa Luzia do Norte - AL 03/05/1920 - Maceió - AL 30/10/ 1996). Pintor. Filho de Manuel Zumba e Hortência Maria da Conceição Zumba. Estudou no Patronato Agrícola, em Gravatá dos Bezerros (PE). Cursou a Escola de Belas Artes do Recife, onde estudou Artes Plásticas. Exposições individuais: Teatro Deodoro, 1951 e 1952; Londrina-PA, 1953; Curitiba-PA, São Paulo e Recife, 1957. Participou de diversas coletivas, bem como da Exposição Arte Popular, Coleção Tânia de Maia Pedrosa, realizada no Museu Théo Brandão, em Maceió, jan. 2002. Trabalhos em acervos de museus da França, Itália, Rússia e Argentina.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZUMBI  

Clube de futebol. Participou dos Campeonatos Alagoanos de 1996 a 1999.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZUMBI  

Denominação do chefe vitalício da república do Quilombo dos Palmares. Significa rei ou espírito poderoso.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZUMBI CAPOEIRA  

Fundado por mestre Celso Palito, em março de 1987. Erivan da Costa Santos, responsável e contra-mestre do grupo, é voluntário e ensaia as crianças, adolescentes e adultos há cerca de dez anos. Hoje o grupo tem 46 participantes e espaço para ensaios. Catalogado pelo Mapeamento Cultural, SECULT-AL.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



: