A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

ZANOTTI, Susane Vasconcelos  

 ( ES ). Escritora, professora, psicóloga, psicanalista. Doutora em Psicologia pela UFRJ. com estágio de doutorado em Paris. Professora e pesquisadora da UFAL da Pós-Graduação em Psicologia. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes/UFAL. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Família, Gênero e Desenvolvimento Humano (UFAL/CNPq). Obra: -É Menino ou Menina?-: Reflexões Sobre Gênero e Sexualidade em Distúrbios da Diferenciação Sexual, juntamente com Jackeline Martini de Carvalho Souto, Raquel Lima Pedrosa e Isabella Lopes Monlleó, in Coisas do Gênero - Diversidade e Desigualdade, Maceió: EDUFAL, 2011, Heliane de Almeida Lins Leitão ( org.), p. 17-36.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZANOTTO, Magda Maria Gomes Brandão  

(Maceió - AL 08/06?). Graduação em Letras, UFAL (1982). Mestrado, UFAL (2004), com a dissertação: A Formação Inicial do Professor de Língua Inglesa em Maceió e Sua Adequação às Novas Exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96. Outros cursos: First Certificate in English, University of Cambridge (1992) Invigorating and Supplementing the Coursebook, The British Council (1993) Cambridge Exam. in English for Language Teachers, University of Cambridge (1995) Full-time course in English - Advanced Level, EF International School of English (1996) Treinamento de intérpretes e tradutor simultâneo, Instituto Estadual de Educação Profissional (2005) Curso de inglês instrumental a distância, USP (2005). Professora no CESMAC (1989-2002). Coordenadora Adminitrativo-pedagógica, FUNDEPES (1992-1996). Professora no CEFET, desde 1994. Professora na FAL, desde 2000. Professora na UFAL (2004). Artigo: A Importância do Ensino de Língua Estrangeira na Comunicação Entre os Povos, in Cadernos de Secretariado - Tessitura - Secretariado & Interlocuções, Maceió, Alagoas - Brasil, 2005, v. 1, p. 17-22, 2005. Com as poesias Entre Fronteiras, Aliteração, Convite, Gradação, Conformação e Inspiraçáo, participou de A Poesia das Alagoas, Recife: Bagaço, 2007, Carlito Lima/Edilma Bomfim, ( Orgs.). p.134-137.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZECA nome artístico de José Vieira Peixoto Sobrinho  

 (Boca da Mata - AL 30/11/ 1950). Artesão. Filho de Sebastião Vieira Peixoto e Luzinete Vieira Peixoto. Trabalhos em madeira, sempre animais, tendo aprendido com Mané da Marinheira, de quem é genro.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZEFERINO, Bárbara Cristhinny Gomes  

 (Maceió - AL). Escritora, professora. Graduação em Comunicação Social, UFAL (2005) com o TCC: Rádio Poste: Uma Experiência de Comunicação Popular na Favela "Cidade de Lona". Mestrado em Serviço Social, UFAL (2010) com a dissertação: Cooperação no MST: Entre os Avanços para a Luta dos Trabalhadores por Transformação Social e os Limites para a Emancipação Humana. Jornalista na Associação de Capacitação e Apoio a Trabalhadores Rurais de Alagoas - ACATA (2005-07). Professora no Instituto de Ensino Superior Santa Cecília - IESC, desde 2011. Professora na FRM, desde 2011. Obra: Capítulo de livro: A Impossibilidade da Cultura da Paz na Sociedade Regida pelo Capital, juntamente com Aline Joyce Lima, in Crise Contemporânea e Serviço Social, Maceió: EDUFAL, 2010, Gilmaisa Costa, Rosa Prédes e Reivan Souza (orgs.), p. 271- 285. Artigo em periódico: O Estado Moderno na Relação Entre Capital e Trabalho, in Revista Eletrônica Arma da Crítica, 2010, v. Nº 2, p. 100-117.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZETINHA  

( AL). Cantor, compositor. Discografia: LP Zetinha e Conjunto - É o Norte que Canta, Todamérica, em que são de sua autoria as composições: Deitada em Meus Braços, Morena Linda, Exclamação de Amor Desprezo Cruel, juntamente com José Conceição Dias; Minha Partida, juntamente com José Lima Rodrigues.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZETTY  

( Palmeira dos Índios - AL). Cantor, aboiador. Discografia: Nossa Terra Nossa Gente, Produção Independente, juntamente com Zito.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZEZA DUARTE como é conhecida Maria José Ferreira da Silva  

 (Cajueiro, então município de Capela - AL 10/08/1955). Mestra de folguedos populares. Filha de Cícero Cardoso e Josefa Maria da Conceição. Não terminou os estudos, cursando apenas até o 2º ano do curso médio. Dança folguedos populares desde os cinco anos, quando era Anjo do Pastoril. Formou, junto com a sogra, o grupo de Pagode Comigo Ninguém Pode, no Centro Comunitário Hélio Porto Lages, em 1975, em que permanece até hoje como Mestra de Pagode, vocalista, figurinista, coordenadora e dançarina. Com Mestra Nilda, participa com uma música no CD gravado pela Abril Music. Foi apresentada ao país pela repórter Glória Maria em entrevista ao Fantástico e pelo vocalista do grupo Skank Samuel Rosa, no programa Altas Horas, como figura de destaque do folclore alagoano. Canta Literatura de Cordel e está escrevendo folhetos de Cordel sobre as histórias interioranas. Em 2015, recebeu o Certificado do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZEZINHO DO ACORDEON nome artístico de José dos Santos  

 (Pão de Açúcar - AL 01/01/1940). Músico, funcionário público. Aos 6 anos de idade, mudou-se para Carneiros, onde passou toda a sua infância e adolescência - na época sonhava ser caminhoneiro e músico. Com um pedaço de madeira, improvisava um cavaquinho, e com um abano, simulava que estava tocando uma sanfona. O primeiro instrumento que aprendeu a tocar foi um cavaquinho. Aos 20 anos, foi morar no Povoado -Lagoa da Volta-, pertencente ao município sergipano de Porto da Folha, onde aperfeiçoou o aprendizado desse instrumento musical, mas sempre sonhando em aprender a tocar acordeon. Para conseguir comprar o seu primeiro acordeon, resolveu plantar feijão. Com parte do dinheiro arrecadado da safra, conseguiu comprar o instrumento com o qual sonhava. Com oito dias de treino, já estava tocando algumas músicas. Autodidata, aprendeu a tocar sanfona escutando os LPs de Trio Nordestino, Luiz Gonzaga, Ari Lobo, Marinês & Sua Gente, entre outros. Residiu um ano em Maceió. Chega a Arapiraca em 1966, onde foi trabalhar no Departamento de Estradas e Rodagens - DER. Nessa época, parou com a música, só vindo retornar no ano de 1988, quando comprou o seu segundo acordeon. No início dos anos 1990, integrou o Grupo de Forró Pé-de-Serra -Os Alegríssimos-, formado por um acordeonista, um trianguista, um zabumbeiro, um tocador de pandeiro e um tocador de reco-reco, no Programa -Pell Marques-, na -TV Gazeta- em Maceió. O apresentador Pell Marques gostou muito do seu desempenho no acordeon e batizou-o artisticamente de -Zezinho do Acordeon-. Em 1991, aposentou-se e resolveu dedicar-se a música. Formou o Grupo Trio os 3 Nordestinos com Zezinho do Acordeon. Já se apresentou em todo o Estado de Alagoas; em Maceió, no -Centro de Convenções-, Casa de Shows -Sururu de Capote-, -Clube Fênix Alagoano- e em navio de turistas. Apresentou-se, ainda, em outras cidades de outros estados brasileiros, tais como: Caldas Novas/GO, Aracajú/SE, Recife/PE e Juazeiro/CE. Está trabalhando na pré-produção de seu primeiro CD.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZEZÉ DE ALMEIDA, nome artístico de Maria José de Almeida  

 (Maceió - AL 25/04/1914 -?). Cantora, rádio-atriz, pianista. Filha de Jacinto Almeida e Anna Maria de Almeida. Foi pioneira como cantora, rádio-atriz e pianista da Rádio Difusora, de 01/09/1948 até 18/09/1986, data de sua aposentadoria.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ZIG-ZAG, O  

Semanário. Surge em Maceió em 11/01/1889. Propriedade de uma associação.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



: