A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

VASCONCELOS, Ana Clara Vieira de  

( AL ). Escritora, pesquisadora, esteticista Obra: Publicação em periódico: Folclore e Terapêutica Estética, in Boletim Alagoano de Folclore, Comissão Alagoana de Folclore, Século XXI, n. 01, 2001, Maceió: Imprensa Oficial, p. 66-69.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

VASCONCELOS, Ana Claudia Cavalcanti Peixoto de  

(?? ). Escritora, professora. Docente da UFPB. Doutoranda ENSP-Fiocruz. Professora do Departamento de Nutrição da UFPB. Obra: Capítulo de livro: A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a Promoção do Direito Humano a Alimentação no Brasil: Avanços e Desafios, juntamente com Rosana Magalhães, in Direito & Saúde: Cidadania e Ética na Construção de Sujeitos Sanitários, Maria Helena Barros de Oliveira, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, Maria Cristina Guilam, Gabriel Eduardo Schütz e Ana Tereza Medeiros Cavalcanti da Silva (orgs), Maceió: EDUFAL, 2013, p. 263-290.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

VASCONCELOS, Angelina Nunes de  

(AL?). Escritora, psicóloga. Graduada pela UFAL. Foi bolsista de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) participando nos projetos -Paternidade no contexto do sistema familiar: o lugar da criança e da infância na visão das crianças em famílias de uma comunidade litorânea- (2008-2009) e -Gênero nas relações familiares numa comunidade litorânea- (2009-10). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE. Obra: Capítulo de livro: Gênero e Geração: Permanências e Descontinuidades em Famílias de uma Comunidade Litorânea, juntamente com Heliane de Almeida Lins Leitão, Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo, Ariana Cavalcante de Melo e Rômulo Marcelo dos Santos Correia, in Coisas do Gênero - Diversidade e Desigualdade, Maceió: EDUFAL, 2011,Heliane de Almeida Lins Leitão ( org.), p. 117-146.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

VASCONCELOS, Antônio Daniel Pimentel de  

(AL?). Um dos colaboradores da obra Um Certo Monsenhor. Biografia de Monsenhor Cícero Teixeira de Vasconcelos 1892-1967, juntamente com Antônio Daniel Pimenta da Veiga, Helder de Melo Vasconcelos, Luiz de Medeiros Neto e Antônio Pinheiro de Vasconcelos, capa de César Siry, Maceió: Oficina Marketing & Comunicação, 1992.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

VASCONCELOS, Antônio da Pureza  

(?). Deputado provincial, padre. Deputado provincial na legislatura 1870-71, eleito pelo 1º distrito, e, em 72-73.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

VASCONCELOS, Armando Almeida  

(AL). Publicou: U.S. A Colloquial English For Brazilian Students, Maceió, Casa Ramalho, 1961.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

VASCONCELOS, Aureliano Nóbrega de O.  

(?). Deputado provincial, major. Deputado provincial na legislatura 1862/63, eleito pelo 2º distrito, na primeira eleição por distritos.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

VASCONCELOS, Ceres Machado  

(Maceió - AL 02/09/1959).Arquiteta,artista plástica. Filha de Olavo de Freitas Machado e Gilka Melro Machado. Estudou pintura acadêmica, inglês, piano, violão, história das artes, francês, ballet clássico, tênis e expressão corporal. Muito jovem ganhou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Desenho Livre, promovido pela Embaixada da França. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo, UFAL (1982). Participou da Exposição Arte de Alagoas, realizada em 1993 na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Vencedora do concurso promovido pela DECA (1998), quando teve seu projeto exposto no Museu de Arte Moderna MAM/SP. Em 1999, recebeu o prêmio Design e foi considerada Arquiteta do Ano. Em 2000, volta a receber o título e, em 2002, em São Paulo, é agraciada com o título Super Cap de Ouro. Participou da Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo; participa da Mostra Casa Cor, em Pernambuco, desde 1997. Possui trabalhos publicados em revistas nacionais como Casa Cláudia, Casa & Jardim, Casa Cor Brasil, Viver Bem, Espaço D, Banheiro Deca 1998 e Arte Alagoas I entre outras; e em publicações internacionais: Decoration Show Houses IV - 2000, Décor Year Book Nordeste 2000 e 2001, para citar as principais. É um dos artistas divulgados na obra Arte Alagoas II, publicada quando da exposição em homenagem ao centenário de nascimento de Jorge de Lima, pela Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro (1995). Participou das mostras: Instituto dos Arquitetos do Brasil (1993, 1997 e 1999) no Rio Grande do Norte, de Ideia Natal 1996; Mostra VB Móveis e Mostra Florense 2000; HOTAL, Pernambuco e Expoarte 2000; Mostra Arfetacto, Mostra Novitá/APALA e Mostra Designer´s/Pinacote UFAL em 2001. Foi convidada especial de Alagoas para participar do megaevento Casa Plural Fashion e Arte, mostra de maior porte do Nordeste, em 2002, onde assinou a sala de leitura e o lobby.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

VASCONCELOS, Cândido de Oliveira Lins de  

(AL). Deputado federal pelo DF. Formado médico pela Faculdade do Rio de Janeiro. Foi intendente municipal do DF, na legislatura 1894-96; 97-98.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

VASCONCELOS, Cícero Teixeira de  

(Assembleia atual Viçosa- AL 08/06/1892 - Rio de Janeiro - GB 26/07/1967). Senador federal, professor, monsenhor. Filho de Severiano Florêncio de Vasconcelos Teixeira e Antonia dos Santos Vasconcelos. Realizou seus estudos primários em Viçosa, e, posteriormente, no Internato Alagoano, ainda em Viçosa, onde, junto com Graciliano Ramos redigiu o jornal bimensal, o Dilúculo. Em 1905 ingressou no Seminário Diocesano de Maceió, ordenando-se padre em junho de 1915 e em 07 de julho rezou, em Viçosa, sua primeira missa. Posteriormente fez os cursos de Filosofia, Teologia e Direito Canônico no Seminário Maior, também em Maceió. Professor de Latim e de Português no Ginásio de Maceió, do qual foi um dos fundadores, em 1923. Capelão da igreja do Bonfim, da Igreja do Poço, do Asilo de Mendicidade, do Colégio Santíssimo Sacramento e da Escola Doméstica Maria Imaculada, desta última fundador e diretor. Entre 1942-45 membro do Conselho Administrativo do Estado de Alagoas. Professor, também, da Escola de Serviço Social Padre Anchieta. Pároco da Igreja de Santa Rita do Alto do Jacutinga, de 1943 até o seu falecimento. Cônego em 1945 e posteriormente arcediago do cabido metropolitano da capital alagoana. Em 1945, elegeu-se senador à Assembleia Nacional Constituinte, na legenda do PSD. Participou dos trabalhos constituintes e, após promulgação da nova Carta, exerceu seu mandato até janeiro de 1955. No Senado Federal, participou da Comissão de Educação. Membro do IHGAL, tendo ingressado em 07/10/1933, e, após, patrono da cadeira 29 da instituição. Organizou o Museu de Arte Dom Ranulfo, do qual foi seu primeiro diretor. Obras: A Centelha Divina; Aqui Está Alagoas; Elogio Histórico de Dom Antônio Manuel de Castilho Brandão: Primeiro Bispo de Alagoas, Discurso Pronunciado em 14. 08. 49 Por Ocasião da Comemoração do Centenário de Nascimento,Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1949; Sobre a História da Catedral de Maceió - Historiografia, Maceió: DEC, Série Estudos Alagoanos, caderno XIII, 1962; O Bananal dos Meus Avós, Bahia: Ed. Mensageiroda Fé, 1964; A Imprensa em Viçosa, incluído no Álbum do Centenário de Viçosa, 1931; Rodrigues de Melo. Discurso na Assembleia Nacional Constituinte, Rio de Janeiro, sessão de 11 de julho de 1946;4º Centenário da Companhia de Jesus, Revista do IHGAL, v. 21, anos 1940-41, Maceió: s/d, p. 90-102; publicou uma coluna no jornal O Semeador.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9