A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

SAMPAIO, Josineide Francisco  

(?). Escritora, professora. Doutoranda FIOCRUZ. Professora da Faculdade de Medicina da UFAL. Obra: Capítulo de livro: Estado e Direitos Humanos no Brasil: Respostas Públicas à Exigibilidade do Direito Humano à Saúde, juntamente com Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos e Maria de Fátima Machado de Albuquerque, in Direito & Saúde - Cidadania e Ética na Construção de Sujeitos Sanitários, Maria Helena Barros de Oliveira, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, Maria Cristina Guilam, Ana Tereza Medeiros Cavalcanti da Silva e Gabriel Eduardo Schütz (orgs), Maceió: EDUFAL, 2013. p. 53-74.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

SAMPAIO, José Clayton de Albuquerque  

(Maceió - AL). Secretário de estado. Toma posse, em 01/10/73, na Secretaria de Administração, cargo do qual é exonerado em 15/03/75, ao final do governo Afrânio Lages. Posse, em 17/03/1975, no cargo de Chefe do Gabinete Civil, cargo do qual é exonerado em 15/03/1979, volta ao mesmo cargo em 03/07/1975, ambas às vezes no Governo Divaldo Suruagy. Em 16/03/1982, volta ao mesmo cargo, do qual é exonerado em 15/03/1983, ao final do governo Theobaldo Barbosa. Posse na Secretaria de Administração, em 01/01/1995, no governo Divaldo Suruagy.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

SAMPAIO, José Costa  

(Palmeira dos Índios - AL 25/07/1926 - São Paulo - SP 03/06/1987). Deputado federal, comerciante e industrial. Filho de Manuel Sampaio Luz, dito Juca Sampaio, e Heloísa Costa Sampaio. Realizou cursos de administração de empresas e de relações públicas. Morando em São Paulo desde 1948, dedicou-se a atividades empresariais no comércio e na indústria. Em novembro de 1970, foi eleito deputado federal por Alagoas, na legenda da ARENA, para a legislatura 1971-74. Membro da Comissão de Minas e Energia e suplente das Comissões de Transportes, Comunicações e Obras Públicas, da Bacia do São Francisco e do Polígono das Secas. Após o final do seu mandato, em janeiro de 1975, volta a viver em São Paulo, mas investe em Alagoas no ramo imobiliário. Em 1978, candidata-se ao Senado Federal, em uma sublegenda da ARENA, ficando em uma suplência. Com a reformulação partidária, filia-se, desde sua fundação, ao PDT, legenda pela qual, em 1986, disputa, sem êxito, em São Paulo, uma vaga de deputado federal. Obra: Desafios do Nosso Tempo, 1981.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

SAMPAIO, Juca como era conhecido Manoel Sampaio Luz  

 (Palmeira dos Índios ? AL 16/06/1900 - 13/03/1976002; lia, Sendo Federal, 1997plia Isençca, Renan Calheiros, dia 07-04-98, ). Vice-governador, deputado estadual, empresário. Filho de Justino Pereira da Luz e Maria Anália Sampaio. Diversas vezes prefeito de Palmeira dos Índios. Deputado estadual, pela UDN, na legislatura 1963-66. Vice-governador de Lamenha Filho (1966-71). Implantou a segunda emissora de televisão do estado, a TV Alagoas.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

SAMPAIO, Luiz da Rocha  

(Maceió - AL ? ). Médico. Diplomado em Medicina, Faculdade de Medicina da Bahia (1939). Iniciou atividades médicas na Santa Casa de Misericórdia de Maceió e, posteriormente, no Hospital Infantil Getúlio Vargas. Ingressou no serviço público na Pediatria da Previdência Social e na Divisão da Criança do Departamento Estadual de Saúde. Docente da cadeira de Pediatria da UFAL e chefe do Departamento de Pediatria. Atuou na LBA. Foi Membro da Academia Alagoana de Medicina, onde ocupou a cadeira nº. 05.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

SAMPAIO, Manoel Rocha  

( AL ? ). Secretário de estado. Toma posse, em 15/03/1986, na Secretaria de Estado da Agricultura, cargo do qual é exonerado em 15/03/1987, ao final do governo José de Medeiros Tavares.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

SAMPAIO, Manoel da Rocha  

(Capela - AL 18/10/1923). Odontólogo, professor. Filho de Eustáquio Toledo Machado e Izabel da Rocha Toledo. Primário no GE Torquato Cabral, em sua terra natal. Ginasial e colegial no Colégio Diocesano e Liceu Alagoano. Formou-se em Odontologia na Faculdade de Medicina e Cursos Anexos de Odontologia e Farmácia do Recife. Foi fundador da antiga Faculdade de Odontologia de Alagoas e, em virtude da fusão com a Faculdade de Odontologia de Maceió, assumiu a disciplina de Prótese como Professor Titular da Faculdade de Odontologia da UFAL Foi diretor do Sindicato, do Conselho Regional de Odontologia, da Associação Brasileira de Odontologia, secção de Alagoas. Membro emérito e patrono da cadeira nº 14 da AAO.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

SAMPAIO, Marcos de Almeida  

(Rio Largo - AL?). Pintor. Iniciou no desenho, com Getúlio Mota, e em pintura, com Walter Alcântara. Começou na arte em 1970. Exposições individuais: 1977: Ematur. 1993: Belasartes Galeria, 1995: Salão de Convenções do Hotel Ponta Verde. Participou, em 1994, da exposição coletiva no Espaço Cultural Restaurante Munguzá. Participou, ainda, em 1997, com O Velho Pescador e Sensualidade, do II, Salão TRT 19a Região de Pintores Alagoanos. Com outros trabalhos, participou, em 1998, do III e, em 1999, do IV.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

SAMPAIO, Renato  

( ? ). Obra: À Margem do Futebol Alagoano, Rio de Janeiro, 1943.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

SAMPAIO, Renato Araújo  

(Viçosa - AL 20/05/1922). Economista, jornalista, professor. Filho de Manoel Correia Sampaio e Júlia de Araújo Sampaio. Revisor do Jornal do Brasil (RJ) 1939; redator de O Meio Dia; colaborador dos jornais Estado da Bahia, Diário Carioca, Diário de Notícias, Jornal do Comercio. Um dos fundadores da revista Desenvolvimento e Conjuntura, da Confederação Nacional da Indústria, instituição da qual era assessor econômico, bem como da Federação da Indústria e da Federação do Comércio, ambas da Bahia. Foi professor na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Rio de Janeiro e membro do Conselho Nacional de Economia. Foi, ainda, membro, do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia. Obras: Esboço Econômico da Bahia; A Luta pelo Desenvolvimento Econômico; A Revolução Tecnológica da Automação, Rio de Janeiro: Serviço de Documentação do MTIC, 1958, Coleção Lindolfo Collor; O Poder Nacional e Seus Fundamentos Econômicos, Rio de Janeiro: Escola Superior de Guerra, 1958.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9 . 10