A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

NASCIMENTO, Elaine Ferreira de Souza  

(AL??). Escritora, assistente social. Graduada em Assistente Social pela UFF. Mestre em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ. Doutora em Ciências pela mesma instituição. Pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ. Obra: Quilombolas, Guerreiros Alagoanos: AIDS, Prevenção e Vulnerabilidades, Maria Aparecida Batista de Oliveira e Jorge Luiz de Souza Riscado (orgs.), Maceió: EDUFAL, 2011. Capítulo de livro: Os Homens e o Direito à Saúde: O Programa -Mais Saúde - Direito de Todos-, em Alagoas, juntamente com Jarbas Ribeiro de Oliveira e Jorge Luiz de Souza Riscado, in Direito & Saúde - Cidadania e Ética na Construção de Sujeitos Sanitários, Maira Helena Barros de Oliveira, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, Maria Cristina Guilam, Gabriel Eduardo Schutz, Ana Tereza Medeiros Cavalcantgi da Silva (org.), Maceió: EDUFAL, 2013, p. 155-182.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Elisabeth Carvalho  

(Delmiro Gouveia - AL 26/03/1951). Advogada, desembargadora. Filha de Manoel Simplício Nascimento e Adelaide Carvalho Nascimento. Seus primeiros estudos foram com professora particular. Em seguida, faz admissão para o colégio Cristo Redentor, em Palmeira dos Índios (1967). Científico no Colégio Santíssimo Sacramento, em Maceió (1970). Em 1971 cursou Direito durante três anos na Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, retornando a Palmeira dos Índios. Conclui o curso em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFAL (1975). No período em que esteve na UFAL, trabalhou como assessora de divulgação do Departamento de Assuntos Culturais, DAC, da Secretaria da Educação e Cultura de Alagoas, realizando o I Festival de Cinema de Penedo. Advogada na Firma Comercial Noé Simplício & Cia. (1976). Promotora de Justiça, Comarca de Palmeira dos Índios (1977-1982). Assessora de Administração da Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas (1982). Ingressou, por concurso público de provas e títulos, na magistratura alagoana, tomando posse, em 08/12/1982, como juíza substituta, na comarca de São Braz. Depois, foi promovida para a comarca de Penedo e em seguida remanejada para São Miguel dos Campos. Em fevereiro de 1998, promovida, por merecimento, para a comarca de Maceió. Primeira mulher juíza convocada para o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e a compor o Pleno do TER- AL. Em 22/09/2002, foi promovida, por merecimento, ao cargo de Desembargadora do TJ. Em 02/02/2007 foi empossada Corregedora Geral de Justiça; presidente do TJ biênio 2009 - 10, vice - presidente do TJ/AL biênio 2005-07 e vice-presidente do TER/AL biênio 2011-12. Foi diretora da ESMAL. Membro da Academia Alagoana de Letras e Artes de Magistrados e da APALCA, onde ocupa a cadeira nº 27. Publicou: Da Cor do Passado, Maceió, 2008 2007 ? (poesia). Tem dois poemas Silenciosamente e Ser do Ser, incluídos na antologia 14 Poetas Alagoanos, organizada por Valdemar Cavalcanti, Maceió: DAC, 1974. Com Papa-Vento (Verso), e Banho de Saudade (Verso) participou in Antologia da APALCA, Maceió: Viva Livraria e Editora, 2014, p. 147 e 148-149, respectivamente.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do  

(AL??). Escritora, professora. Doutora em Educação pela PUC- SP. Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação em Educação da UNIT. Obra: Educar, Curar, Salvar: Uma Ilha de Civilização no Brasil Tropical, Maceió: EDUFAL, 2007, apresentação de Maria Chagas de Carvalho, p. 13-14; prefácio de Maria Lúcia Hilsdorf, p. 15-18, orelha de Élcio Verçosa. Capítulo de livro: Inventário para a Produção de uma Investigação e a História da Educação no Brasil, in A Pesquisa Educacional e as Questões da Educação na Contemporaneidade, Maceió: EDUFAL, 2010, Miguel André Berger (org.), p. 87-10.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Jacinto Anacleto do  

( ? ). Deputado estadual nas legislaturas 1913-14 e 1915-16.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Jeane Cristina Rodrigues do  

(São Miguel dos Campos - AL 19/10/1974). Escritora, professora. Filha de José Rodrigues da Silva Filho e Aunilha de Oliveira Silva. Educação básica na Escola Estadual Ana Lins. Graduada em Letras pela UNEAL. Especialização em Língua Portuguesa/Literatura na Academia Alagoana de Letras/UNICID e Gestão Educacional no CEAP. PE. Professora da rede pública e privada de ensino, onde atua como disseminadora da literatura e da cultura. Foi Diretora em Escola Municipal e Coordenadora Pedagógica na Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira. Técnica da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, atuando na Unidade de Apoio Pedagógico às escolas. Foi semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa onde teve seu relato de prática selecionado e publicado na revista Na Ponta do Lápis, nº 13, 2009. Membro da AMILA, onde ocupa a cadeira nº20, cujo patrona é Maria Noêmia da Costa Bastos. Participou com Quem Ès Tu?; Fantástica Casa; Língua Materna; Cuidar da Vida e Mundo da Leitura,, in Letras e Lirismo Valentes Sinimbys, Coletânea dos Poemas Miguelenses, Maceió: Viva, 2013, p. 37, 38, 39, 40, 41 e 42, respectivamente.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Jorge Carvalho do  

(AL ??). Escritor, professor. Mestrado em Educação pela UFS. Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP. Professor do Departamento de História e do Mestrado em Educação da UFS. Obra: Capítulo de livro: Os Embates Teóricos e a Produção Historiográfica Educacional nos 15 Anos do NPGED, in A Pesquisa Educacional e as Questões da Educação na Contemporaneidade, Maceió: EDUFAL, 2010, Miguel André Berger (org.). p. 105-128; Intelectuais da Educação: Sílvio Romero, José Calasans e Outros Professores, Maceió: EDUFAL, 2007, prefácio de Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, José Buarque do  

(AL). Obras: Considerações Sobre a Quadratura do Círculo, Maceió: EDUFAL, 1981; Solução de uma Impossibilidade: a Duplicação do Cubo, Maceió, 1990; Tratados Fundamentais, Maceió, 1977.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, José Nelson do  

(AL ?). Secretário de estado. Toma posse, em 03/05/2004, em uma Secretaria Extraordinária, no governo Ronaldo Lessa.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, João Correia do  

(Santa Luzia do Norte - AL 28/07/1975). Artesão. Filho de José Martins Correia do Nascimento e Lenilce Correia dos Santos. Escultura de bichos em madeiras. Participou das exposições: ARTNOR-SEBRAE (1995) FENAUC no Ginásio do SESI (1996) Coletiva de Artistas Alagoanos - Inauguração do ateliê de Jerônimo Miranda (1997), todas em Maceió. Coletiva de Escultores na Associação Municipal Independente - Festa do Crustáceo, em Santa Luzia do Norte (1998).


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, João do  

(AL?). Secretário de estado. Secretário de Cultura e Esportes no governo Fernando Collor.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9