A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

NASCIMENTO JÚNIOR, Milton Rosendo  

(Maceió - AL ?1974). Escritor, professor. Graduado em Letras, UFAL (2001) com o TCC: A Palavra e seu Avesso: Uma Reflexão Acerca da Lírica de Jorge Cooper. Mestrado em Letras e Linguística, UFAL (2004) com a Dissertação: A Assinatura de Tânatos: A Morte e seus Desdobramentos em Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Doutorado em Letras e Linguística, UFAL (2011) com a Tese: O Arquipélago Poético de Invenção de Orfeu: Uma Arqueologia da Fragmentação no Épico de Jorge de Lima. Professor na UFAL (2007-2009). Obras: Os Moinhos, Prêmio LEGO, 2007 da UFAL; Os Moinhos, Maceió: EDUFAL, 2009, prefácio Engenhos do Logos Possível, de Gláucia Vieira Machado, p. 13-18; A Casa dos Anos de Infância, in Coletânea Alagoana Contos e Poesias, Fundação Cultural Cidade de Maceió, Maceió: ECOS, 1998, p. 121-122 (poema), II Concurso de poesia Falada da FCCM; E o Verso se Fez Carne..., 2006 (Prefácio, Posfácio/Prefácio). Com as poesias Cantilena Lusitana, Constelação, breve interrupção para uma prece, o que eu delineio é o enguiço e o que eu delineio é a morte do espanto participou de A Poesia das Alagoas, Recife: Edições Bagaço, 2007, Carlito Lima/Edilma Bomfim, p. 159-163. Produz letras para serem musicadas.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Agamenon Lima do  

(AL 15/06/1968). Ator, mestre de capoeira, músico. Membro da AMILA, onde ocupa a cadeira nº 29, cujo patrono é Salvador Apratto Júnior.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Alba  

(??). Participou, com pintura, da IV Mostra Cultural do Instituto da Visão, de 17 a 18/10/2011.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Alvacy Lopes do  

(Maceió -AL11/08/1942).Escritor, professor, advogado. Filho de Pedro José do Nascimento e Maria Lopes do Nascimento. Estudou no Grupo Escolar Tavares Bastos e no Colégio Guido de Fontgaland. Bacharelado e Licenciatura em Geografia, UFAL (1972). Especialização em Geografia, UFAL (1974) e em Antropologia Contemporânea, UFAL (1986). Mestrado em Geografia, UFPE (1994). Professor de Geografia e Meio Ambiente da UFAL, desde 1984, inclusive do Curso de Pós Graduação com Especialização em Geografia (Análise Ambiental) e emGeo História. Coordenador, por dois mandatos, do Curso de Licenciatura em Geografia da UFAL. Foi professor do Curso de Pós Graduação do CESMAC. Trabalhou inicialmente no Banco Econômico da Bahia. Obras: A Evolução do Pensamento Geográfico: da Antiguidade à Era da Globalização, Maceió: EDUFAL, 2003. Capítulos de livro: Em Torno do Conhecimento GeográficoeOrganização do Espaço Geográfico do Estado de Alagoas,este último juntamente com Jovesi de Almeida Costa, in Geografia: Espaço, Tempo e Planejamento Geografia: Espaço, Tempo e Planejamento, Maceió: EDUFAL, 2004;Apresentação,inUsinas e Destilarias das Alagoas - Uma Contribuição ao Estudo da Produção do Espaço,Maceió: EDUFAL, Coleção Olhar de Fora, v. 2,2010, p. IX-XI, de Manuel Correia de Andrade;Discurso Pronunciado Pelo Prof. Alvaci Lopes do Nascimento ao Tomar Posse na Cadeira no. 52, na Sessão Solene de 15 de Outubro de 2008,inRevista do Instituto Histórico e Geográfico deAlagoas,Maceió, v. 47, 2005-2009, p. 41-46; Mesorrregião Geográfica do Leste Alagoano: do Setor Canavieiro à Agricultura Familiar, in Revista do HGAL, v. 49, p.143-168; Três Temas Atualidade Em Uma Visão Sucinta: Desenvolvimento e Preservação Ambiental:Como Conciliar os Interesses em Conflito?; Cidadania e Participação Social e A Redução da Maior Idade Penal, in Revista do IHGAL, v. 50 p.229-234.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Antonia Eunice de Jesus do  

(AL?? ). Escritora. Graduada em Pedagogia-Licenciatura, pela UFAL (2011). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Relações Étnico-Raciais - UFAL, que atua nas seguintes linhas temáticas: Educação e Sociologia da Educação. Atualmente é bolsista do Projeto de Extensão Escola Aberta pela PROEX (UFAL). Obra: O Olhar do Estudante de Pedagogia Frente à Gestão do Espaço Escolar, juntamente com Kryslane dos Santos Souza e Edna Cristina do Prado, in Avaliação de Políticas Públicas: Interface Entre Educação & Gestão Escolar, Maceió: EDUFAL, 2011, Elione Maria Nogueira Diógenes e Edna Cristina do Prado (org.), p. 83-98.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Beto  

(AL 1954). Pintor, programador visual. Viveu e trabalhou em Brasília como arte-finalista, paginador, criador de murais e elementos de identificação visual, e auxiliar de editoração. Individuais: 1991: Clube da Aeronáutica, Brasília-DF; Noum Plaza Hotel. 1992: SESC/DF. 1993: Espaço Cultural da Agência Central do Banco do Brasil; Espaço Cultural do Hotel Enseada. Em 1992 volta a morar em Maceió. Coletivas: 1979: Expocesmac, promovida pela CESMAC. 1993: Projeto Arte na Praça, (Dois Leões) promovido pela EMATUR, da Prefeitura Municipal, e Sebrae/AL; Mostra Meliá de Arte, no Espaço Cultural do Hotel Meliá. É um dos artistas divulgados na obra Arte Alagoas II, publicada quando da exposição Lira Sergipana, 1883 (organizador da antologia de poesias) conferências, colaboração em periódicos


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Conceição Bruna S. do  

(??). Escritora, psicóloga, professora Psicóloga pela Faculdade Pio Décimo, Aracaju-SE. Mestre em Psicologia Social pela UFS, Aracaju-SE. Obra: Capítulo de livro: Grafitos de Banheiro e Diferenças de Gênero, juntamente com Sheyla C. S. Fernandes, Vanuzia Costa, André Faro Santos, Saulo S. M. de Almeida e Nilton S. Formiga, in Psicologia Social - Relações Interpessoais e Preconceito, Maceió: EDUFAL, 2013, p. 33-50.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Cândido  

(AL??). Escritor. Obra: Capítulo de livro: Planejamento, juntamente com Cristina Limeira e Arnóbio Cavalcanti, in Superando a Estagnação, Maceió: EDUFAL, 2006, Arnóbio Cavalcanti (org.), p. 35-56.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Edna Seixas  

(Maceió - AL 03/05/1938). Professora. Filha de Edson Francisco Seixas e Júlia dos Santos Seixas. Desde criança brincava de Pastoril e Baianas. Graduada em Teologia, CESMAC. Professora da Rede Estadual de Ensino. Em 1977 formou um grupo de Pastoril na Escola Estadual Alberto Torres, Aposentada em 2003, foi dançar na Escola de Samba Gaviões da Pajuçara. Dançou, também, na Escola de Samba Jangadeiros Alagoano, na mesma época em que passou a frequentar a Associação dos Idosos Liberdade, no Conjunto Santo Eduardo, onde assumiu a Diretoria Cultural. Membro da ASFOPAL, da qual é a 2ª Tesoureira. Durante sete anos pertenceu ao grupo musical da terceira idade, As Atrevidas, afastando-se em 2009. Faz parte do Pastoril Flor do Campo e das Baianas Flor de Lis do Centro Comunitário do Conjunto Santo Eduardo e do grupo musical Amantes do Samba onde representa a personagem Nega Maluca, de sua criação. Em 2008, as Baianas receberam o Prêmio de Culturas Populares Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura. Em 2009, fundou os grupos musicais A Garagem do Samba e o As Poderosas, com ensaios na garagem de sua residência.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

NASCIMENTO, Edvaldo Francisco do  

(Paulo Afonso - BA 03/09/1973). Escritor, professor, pedagogo. Graduado em Pedagogia. Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) do CEDU/UFAL. Pesquisador no Grupo -Caminhos da Educação de Alagoas-. Professor das redes públicas estadual e municipal de Delmiro Gouveia. Obra: Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra, Maceió: Viva Editora, 2013; A -Ação Civilizatória- de Delmiro Gouveia no Sertão Alagoano (1902-1917), juntamente com Élcio de Gusmão Verçosa e Élcio de Gusmão Verçosa Filho, in Escritos Sobre a Educação Alagoana - Compêndios, Periódicos, Manuscritos e Práticas Educativas (Século XIX, XX e XXI), Maceió: EDUFAL, 2011, Élcio de Gusmão Verçosa e Mailza da Silva Correia (orgs). p. 121-138.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9