A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

MACHADO, Marcelo Lavenère  

(AL 1938). Secretário de estado, advogado, professor. Secretário de Governo no governo Lamenha Filho. Obras: A Legislação Brasileira Sobre os Efeitos das Obrigações e sua Codificação, Maceió: Imprensa Oficial, 1965; Condomínio (matéria de prova escrita do concurso para professor assistente da Faculdade de Direito da UFAL, Maceió: SERGASA, 1973; Análise Crítica de Teorias Sobre a Origem e Evolução da Família, Maceió: SERGASA, 1973; O Conceito de Lei em Santo Tomaz de Aquino, Maceió: Serviços Gráficos de Alagoas S/A, 1973; Da Parte Geral do Projeto de Código Civil, Maceió: Grafset, 1973; Um Sistema de Aprendizagem do Conceito de Posse, Maceió: EDUFAL, 1981; História de um Massacre: Casa de Detenção de São Paulo, juntamente com João Benedito de Azevedo Marques, São Paulo: Cortez Editora/Ordem dos Advogados do Brasil-SP, 1993. Artigos em periódicos: A Legislação Brasileira Sôbre os Efeitos das Obrigações e sua Codificação, in Revista Letras Jurídicas, Maceió: Imprensa Oficial, Ano 3, N. 8, p. 29 -35; A Legitimação Adotiva, in Revista Letras Jurídicas, Maceió: Imprensa Oficial, Ano 4, N.9, p. 28 - 32; A Legislação Brasileira Sôbre os Efeitos das Obrigações e sua Codificação ,in Revista Letras Jurídicas, Maceió: Imprensa Oficial, Ano 7, N.3, p. 28-40.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO, Maria APARECIDA de Oliveira Berto  

(??). Secretária de Estado, administradora. Graduada em Administração, CESMAC. Pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV. Funcionária de carreira da CEF, desde 1989, onde exerceu as funções: Técnica de Fomento, Supervisora de Habitação, Gerente de Relacionamento Empresarial, Gerente Geral de Agências (Menestrel das Alagoas e Barão de Jaraguá), Gerente Regional de Construção Civil - segmento negocial; Superintendência da CEF em Alagoas, Gerente de Habitação - segmento técnico (Engenharia) Gerência Executiva de Habitação Alagoas. Possui especialização em Consultoria Empresarial; Finanças Empresariais; Certificação em Habitação e Formação de Tutores. Secretária de Estado de Infraestrutura, governo Renan Filho (2015-18).


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO, Nilce Vieira  

(Mata Grande - AL 20/10/1942). Poeta, professora. Diplomada em Pedagogia e Educação Física. Filiada ao Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Obras: Jogos Didáticos, 1970; Gincana Cultural, 1971; Educação Física e Recreação Para Pré-escolar, 1984; Mais Vividos, 1989. Participou da coletânea Outros Poemas 1992, SEDF.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO, Olavo de Freitas  

(Pão de Açúcar -AL13/12/1926). Escritor, engenheiro agrônomo. Diplomado pela Escola Agronômica da Universidade da Bahia. Pós-graduação: Engenharia Rural, no Centro de Estudos e Treinamento de Engenharia Rural, São Paulo; Administração Rural, no Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas OEA/Universidade do Chile; Economia Industrial, USAID/Universidade da Califórnia, EUA; Curso de Didática Superior, na UFAL; Melhoramento e Genética Vegetal, Centro de Ciências Biológicas, Vercelli, Itália. Chefiou a Residência da Comissão do Vale do São Francisco, em Penedo e a Inspetoria Regional de Fomento do Ministério da Agricultura, em Alagoas. Coordenou o Grupo de Pesquisa e Melhoramento Florestal para o Nordeste - IBDF/SUDENE e a Comissão de Estudos para Implantação de Cursos de Ciências Agrícolas e Veterinária da UFAL. Foi presidente e membro do Conselho Estadual de Educação de Alagoas, presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da 17° Região, delegado do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) e conferencista da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza no Rio de Janeiro. Autor do projeto do Bosque dos Estados na Sede do IBDF/IBAMA em Brasília e examinador das bancas de concurso para professores de Fisiologia Vegetal e Botânica Sistemática da UFAL. Membro da Fundação Casa do Penedo. Sócio do IHGAL, empossado, em 29/02/1984, na cadeira 46 da qual é patrono Jurandir Gomes. Obras: Pão de Açúcar (Anotações Geográficas Sobre o Município), prefácio de José Clóvis de Andrade, Maceió: Ed. Casa Ramalho, 1953; Conservação da Natureza, em Anais do 2° Encontro Nacional de Orquidófilos e Orquidólogos,Recife: Editora Expressão e Cultura, 1990; Freitas Melro, Um Deputado Chefe de Revoluçãoem Memórias Legislativas, Doc. 24, Maceió, 31 de maio de 1998; Craibeira - Árvore Símbolo Representativo de Alagoas, Revista IHGAL, v.41, 1986-1988, Maceió, 1989, p. 151-159, e SECOM/SERGASA, 1985, juntamente com Luiz de Araújo Pereira; Planejamento Conservacionista da Granja Conceição, prefácio de J. Guimarães Duque, da Universidade Federal do Ceará; Contribuição ao Fomento Econômico da Agricultura em Alagoas; Programa de Estudos Básicos e Pesquisas Florestais Para o Nordeste; O Homem no Seu Tempo, Revista do IHGAL, Maceió, 2001, v. 45, ano 1995-2000, p. 185-190;Ginásio Dom Antônio Brandão, Revista do IHGAL, Maceió, 2004, v. 46, p. 11-33; Saudação a Alexandre Dantas Cavalcante, Revista do IHGAL, Maceió, 2004, v. 46, p.245; Crença em Si Próprio, homenagem à memória do professor Ib Gatto Falcão, Revista do IHGAL, v. 48, ano 2009/2010.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO, Paulo Afonso de Carvalho  

(Maceió - AL 17/04/1934 - Rio de Janeiro - RJ 14/04/1996). Advogado, comerciante. Filho de Antônio de Melo Machado e Clotilde de Carvalho Machado. Nasce, em verdade, no Rio de Janeiro, onde seu pai estava exercendo o mandato de deputado federal, porém este fez questão de registrá-lo em Maceió. Após o término do mandato de seu pai, a família passa a morar em Maceió. Em 1941, mudam-se para o Rio de Janeiro. Estuda no Colégio Anglo-Americano. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Niterói. Passa a se dedicar ao comércio, sendo o fundador de um dos primeiros antiquários da cidade, que antes só conhecera os chamados bricabraque. Obras: Antiguidades Brasileiras, prefácio de Ana Amélia Queirós Carneiro de Mendonça, fotos de Orlando Rapuano de Oliveira Cunha, Rio de Janeiro: José Álvaro Ed. 1965; Ourivesaria Baiana, Rio de Janeiro: Edições Germosa e Artes Gráficas Ltda, 1973; Antiguidades do Brasil, prefácio de Leandro Tocantins, apresentação de Lucia Benedetti, fotografias da capa de Bina Fonyat e Luiz Afonso Agápito da Veiga, fotos internas de Orlando Rapuano e Zyg Halas, Rio de Janeiro: Graf. e Edit. Celsus Ltda., 1983. Ilustrou e fez a capa do livro Os Quindins de Yayá, de Clotilde Carvalho Machado.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO, Paulo Gois  

( AL ? ). Secretário de Estado. Toma posse, em 09/05/1987, na Secretaria Extraordinária de Irrigação, no governo Fernando Collor.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO, Ricardo Beirão Lavenère  

 (AL). Escritor, odontólogo. Graduação em Odontologia, UFAL (2000) com o TCC: Uso do Quadrihélice Para Correção da Mordida Cruzada Posterior Funcional. Aperfeiçoamento em Ortodontia, UFBA (2000). Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial, UFBA (desde 2002). Estágio na UFAL, 2000. Artigos em periódicos: A Cariogenicidade da Rapadura in Situ em Humanos, juntamente com Milton Fernando de Andrade Silva, Cleone Calheiros Pinheiro, in Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, 2001, v. 58, n. 4, p. 270-272; Quadrihélice - Aspectos Cefalométricos e Ortopédicos da Sua Utilização em Mordida Cruzada Posterior Funcional, juntamente com Edgard Norões R. da Matta, Paulene Alves da Silva, in Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, Maringá, 2002, v. 1, n. 3, p. 73-80; Quadrihélice - Aspectos Dentários da Sua Utilização em Mordida Cruzada Posterior Funcional, juntamente com Edgard Norões R. da Matta, Paulene Alves da Silva, in Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, Maringá, 2003.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO, Roberto Otaviano de Souza  

( AL ? ). Deputado estadual, intendente de Maceió. Deputado estadual nas legislaturas 1913-14 e 15-16. Assumiu a Intendência de Maceió em 27/12/1911, permanecendo no cargo até 07/01/1913.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO, Roseline Vanessa Oliveira  

(BA ?). Escritora, professora, arquiteta. Curso técnico no CEFET, 1994. Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFAL (1999), com a monografia: A Espacialização da Memória no Imaginário Contemporâneo. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, UFBA (2002), com a dissertação: Vila Velha de Itamaracá (PE): Imagens, Percursos e Memórias. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, UFBA (2009), com a tese: Pernambuco no Papel: O Desenho de Seis Vilas no Contexto da Representação Iconográfica de Albernaz, Marcgrave e Post. Professora do CESMAC (2001-05). Na UFAL: Professora (2003) Coordenadora/Pesquisadora, desde 2001; Integrante do Laboratório de Criação Taba-êtê, desde 2002; Professora, desde 2008 e Tutora do Programa de Educação Cultural, desde 2009. Professora no IFAL (2003-08). Membro do corpo editorial da Revista Ímpeto, desde 2009. Obras: Capítulos de livros: Paisagem em Palavras: A Urbe Pernambucana na Visão de Viajantes nos Séculos XVI e XVII, in Paisagens Culturais: Materialização da Paisagem Através das Manifestações Sócio-Culturais, Carlos G. Terra e Rubens de Andrade (org.), Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes UFRJ, 2008, v. 1, p. 289-298; Itamaracá, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Goiana, Vicência, Marechal Deodoro, Penedo, Porto Calvo, in Patrimônio de Origem Portuguesa no Mundo, Renata Malcher de Araújo, José Matoso (org.), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, p. ?; Alagoas à Primeira Vista: Registros de Viagens, in O Olhar Holandês e o Novo Mundo, Maria Angélica da Silva (org.), Maceió: EDUFAL, 2011, v. , p. 257-280. Artigos em periódicos: No Rastro do Patrimônio: Sinais Modernos no Centro de Maceió-AL, juntamente com Felipe Melo, in Revista Semente de Iniciação Científica, 2006, v. 1, p. 83-96; Contribuição KHORA: Uma Concepção Contemporânea de Espaço (De)Construído, in Revista Edutec, Maceió, 21 ago. 2003; Arquitetura Moderna em Maceió, in Catálogo de Pesquisa, Maceió, 22 fev. 2004; Rota de Viagem: Vila Velha e a Contemporaneidade, in PPG-AU/FAUFBA - 20 Anos. Catálogo De Resumos: Dissertações Defendidas, Salvador, 22 maio 2004; A Impressão do Paraíso em Uma Memória Urbana Insular, in Revista Alicerce, Maceió, 10 jun. 2004. Produção técnica: O Olhar Holandês, 2005 (exposição) PET_ARQ_UFAL_2009, in Revista Ímpeto, 2009 (Editoração) Caderno do PET Arquitetura, 2010 (Editoração) Produção artístico/cultural: Revelando o Meio do Mundo, 2005 (Exposição) O Olhar Holandês, juntamente com M. A. Silva, 2005 (Exposição) Des-cobrir, juntamente com B. Machado, M. A. Silva, G. Baraldi, A. Jardim, 2005 (Instalação) Revelando o Meio do Mundo, juntamente com M. A. Silva, P. Dantas, F. Cerullo, A. Jardim, G. Varaldi, 2005 (Fotografia) O Enigma da Cidade, juntamente com M. A. Silva, B. Machado, P. Dantas, A. Jardim, F. Cerullo, G. Baraldi, 2006 (Obra de artes visuais/Outra) Por Dentro, 2010 (Exposição) Gesto, juntamente com M. A. Silva, E. Aprígio, F. Cerullo, 2010 (Exposição) Por Dentro: Exposição Comemorativa dos 15 Anos do PET Arquitetura, juntamente P. V. A. Santos, J. T. da Silva, L. W. da Silva, L. C. G. Ribeiro, K. M. de Souza, D. T. da M. Neto, N. R. Melo, R. C. Lima, M. L. Ferreira, S. C. Costa, 2010 (Instalação) Gesto, juntamente com M. A. Silva, L. Estanislau, 2010 (Instalação).


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO, Rubem Mauro  

(Maceió - AL 25/10/1941). Jornalista, advogado. Diplomado em Direito (1966). Obras: Contos do Mundo Proletário, 1967 (contos) Jacarés ao Sol, 1976 (contos) Jantar Envenenado, 1979 (contos) O Inimigo na Noite, Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982; A Idade da Paixão, Rio de Janeiro: J.Olympio Editora, 1985; A Carícia da Serpente, Porto Alegre: Mercado Aberto, [1988?]; Lobos, Rio de Janeiro: Editora Record, 1997; O Executante, Rio de Janeiro: Editora Record, 2000. Com o conto O Bife, participou de Os Contos de Alagoas - Uma Antologia, de Antônio S. Mendonça Neto, Maceió: Ed. Catavento, 2001, p. 271-272. Colaboração em periódicos, participação em antologias.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9 . 10