A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

MACEIÓ ESTATÍSTICO E CULTURAL  

Jornal. Publicado pela Prefeitura de Maceió, com informações da instituição, tais como estatísticas de recolhimento de tributos.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACEIÓ FILMES  

Empresa dirigida por Antônio Souza, produziu filmes, em 16 mm e Super-8, em especial para os festivais de Penedo e de Aracaju. Destaque para Povo da Fé e Rendeiras do Nordeste.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACEIÓ TRAVEL & TOUR  

Publicado em Maceió, pela Noyatour Publicações e Promoções, Ano 1, n. 1. (1992 ?) 1993?.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACEIÓ, Barão de  

veja ROCHA, Antônio Teixeira da.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACENA, LUANA.... de Melo  

(São Paulo - SP 10/12/1981). Atriz, artista circense. Filha de Walsir de Melo e Eliane Macena Lemos de Melo. Primeiros estudos realizou em Porto Velho-RO. Depois no Colégio Militar Tiradentes, Maceió e concluiu o ensino médio no Colégio Saint Germain (1999). Licenciatura em Teatro, UFAL. Iniciou suas atividades artísticas em 1996 como aluna do curso livre de teatro do Cenarte. Em 1998, teve seu primeiro contato com as atividades circenses numa montagem teatral do curso de teatro da UFAL como atriz convidada. Em 11/10/2000, fundou a companhia Orquídeas de Fogo, e mais tarde a Associação Artística de Pesquisas Circenses Teatrais Orquídeas de Fogo que desenvolve pesquisas em teatro e circo. Foi responsável pela organização dos festejos de São João em Jaraguá (2006-08). Idealizadora e executora do projeto teatral A Casa de Bernando Alba, vencedora do prêmio Funarte Miriam Muniz, 2007. Desde 2008, é gestora do Ponto de Cultura Armazém do Circo que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos do Complexo Habitacional Benedito Bentes. Atualmente é membro do Colegiado de Circo das Câmaras Setoriais do Ministério da Cultura que discute políticas culturais.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO FILHO, Paulo Marcondes  

( AL ? ). Dirigiu, em 2007, I-A-Pois, documentário realizado em vídeo pelo edital do Programa BNB de Cultura, tendo o filme sido lançado no povoado de Pedrão, no município de Olho d`Água das Flores, onde foram tomados muitos depoimentos de seus moradores na sua forma peculiar de contar histórias e causos, segundo Elinaldo Barros, na 2ª. edição de Panorama do Cinema Alagoano.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO NETO, Antônio  

(Sítio Gameleiro, município de Olho D-Água das Flores - AL 06/10/1945). Escritor, professor, jornalista, poeta, historiador, radialista, locutor, vereador. Filho de Floro Machado Vilar e Maria Barbosa Vilar. 1º e o 2º graus no Colégio Cenecista Santo Antônio de Paula, de sua cidade natal. Após o término do curso, a convite do diretor do colégio, ficou lecionando. Cursa a Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, graduando-se em Estudos Sociais. Possui também pós-graduação em Sociologia, pela Faculdade de Filosofia de Caruaru/PE. Possui em curta duração o curso de Tecnologia, pela Faculdade de Teologia de Palmeira dos Índios. Professor da rede estadual de ensino municipal e do SENEC. Exerceu os cargos: secretário de Educação e Cultura do Município, diretor da Câmara de Vereadores, diretor da Escola Estadual Ângelo de Abreu, secretário de Comunicação do Município. Vereador em dois mandatos, tendo sido presidente da Câmara. Exerceu o cargo de diretor da Biblioteca Municipal Rui Barbosa, secretário da Junta do Serviço Militar. Possui letras musicais de sua autoria e gravadas. Apresentador de eventos. Criador da maior insígnia do Município, a Comenda Ângelo de Abreu. Membro-fundador da ACALA, tendo como patrono Domingos Rodrigues na cadeira nº 12. Escreveu, durante cerca de 10 anos, no Jornal de Alagoas, como cronista e ao mesmo tempo no jornal Gazeta de Alagoas, como cronista e correspondente. Pertence à AAI, sócio correspondente do IHGAL. Possui também o curso de Radialismo. Foi locutor da Rádio Correio do Sertão de Santana do Ipanema/AL, por 4 anos, locutor da Rádio Líder FM de Olho D-Água das Flores. Fundou e dirigiu, em sua cidade, O Mensageiro e o Olho Daguense. Possui o diploma da Academia de Estudos Literários e Linguísticos de Anápolis-GO. Obras: Um Matrimônio Depois da Morte (romance) Kakun Joana (romance) Pensamentos (romance) O Cruzeiro da Serra (coletânea) e Roteiro Cronológico da Cidade (da série Resgatando a Cultura). Participou, com O Desquite da Vida, da Coletânea Caeté do Conto Alagoano, p. 16-18. Atualmente escreve nos jornais a Tribuna do Sertão, de Palmeira dos Índios, e Alagoas em Tempo, de Arapiraca, como cronista semanal. Aposentado, leciona no campo literário, residindo na Cidade de Olho D-Água das Flores. Tem a publicar: Maria de Todos Nós (biografia) O Cinquentenário da Paróquia; Trovas e Sonetos; Crônicas Sertanejas; Colégio Cenecista, 45 Anos Educando; Cem Crônicas Escolhidas; Olho D-Água das Flores e sua História; O Rebentão, em preparo (1800 a 2004, da série resgatando a Cultura) Dos Contos que eu Conto, em preparo (da série resgatando a Cultura) A Razão de Existir, em preparo (da série resgatando a Cultura).


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO NETO, Álvaro  

(???). Escritor, professor, médico. Médico pediatra do Hospital Universitário. Mestre em Saúde da Criança. Professor da UNCISAL. Capítulo de livro: Antibióticos em Pediatria, in Antibióticos e Quimioterápicos Antimicrobianos, José Maria Cavalcanti Constant e André B. L. Constant (orgs.), Maceió: EDUFAL, 2013, p. 333-340.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO, Alessa Cunha  

( Maceió - AL 03/09/1984). Escritora, médica. Filha de Ivanildo José Machado da Silva e Gildete Cunha Machado. Obra: Avaliação Cardiológica Pré e Pós-Operatória em Obesos com Indicação para Cirurgia Bariátrica, juntamente com Maria Alayde Mendonça da Silva, Ivan Romero Rivera, Renata d´Andrada Tenório Almeida Silva, Bruno Almeida Viana de Oliveira, Raphael Teixeira Costa, Vanessa Fernandes Cavalcante, Marcelo C. D. de Menezes, in Obesidade Mórbida - Abordagem Multidisciplinar, Maceió: EDUFAL, 2010, p. 49-58.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

MACHADO, Antônio Freitas  

(Pão de Açúcar - AL 03/05/1895 - Pão de Açúcar - AL 01/08/1970). Poeta, vereador, prefeito interino, farmacêutico, tabelião. Filho de Miguel de Freitas Machado e Cândida Delfina de Andrade Pinto. Professor em colégios e fundador do Ginásio D. Antônio Brandão. Vereador em diversas legislaturas, presidente da Câmara Municipal e, nessa qualidade, prefeito de 27/11/1952 a 23/02/1953 e de 17/06/1953 a 7/9/1954. Pseudônimo: Vinicius Ligianus. Trabalhos publicados: Pão de Açúcar. Cem Anos de Poesia. Coletânea, p. 92-108.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9