A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

HOLOFOTE, O.  

Semanário humorístico, surge em Penedo, em 1902, com gravuras. Dirigido por A. Christo.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HOMENAGEM AO CONSOLIDADOR DA REPÚBLICA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO  

Texto publicado no jornal O Rebate, n. 128, jun. 1903.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HONAISER, Fernando  

(Porto Alegre - RS). Pintor, arquiteto, urbanista. Vive e atua em Maceió. Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFAL (2000). Aperfeiçoamento em Estudos da Paisagem, FAPEAL (2003) com o TCC: A Paisagem Alagoana Sob o Olhar Holandês: O Natural x o Edificado. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, UFAL (2006) com a dissertação: Terreiros - Memória e Representação no Espaço Sagrado. Graduação em Psicologia, UFAL ( 2006). Pesquisador na UFAL (1999-2003). Professor na FEJAL, desde 2004. Professor na FMN (2006-08). Exposições: 1997: Departamento de Comunicação Social, UFAL; Experiências, Armazém Bar; Crianças Vivendo com Aids, Galeria Sebrae; Hotel Meliá. 1998: Casa da Arte; Contemporaneidade, juntamente com L. Correia, SESC - Alagoas. 1999: Moda - Teatro Deodoro; A Primeira Casa, Departamento de Arquitetura - UFAL, Pinacoteca Universitária. 1999; Jaraguá Art`Estudio; Pontal do Cururipe, individual itinerante; A Primeira Casa, Jaraguá Art`Estudio, Maceió; A Primeira Casa, Pontal do Cururipe, Cururipe; Exposição Olhar Alagoas, Pinacoteca Universitária, Maceió, com o trabalho A Bandeira do Brasil Brega, 1999; 90 Anos do Teatro Deodoro - Obra: Deodoro - Deus de Ouro, 2000; Design do Desejo, juntamente A. C. S. C. Gusmão, 2001 (Coreográfica) Cenografia dos Espetáculos: Pé Umbigo e Coração, com G. Leite, 2001; Um Boneco Trapalhão. 2001; Cenografia do Grupo XBVTZR - Xique e Baratinho e a Volante do Tenente Zé Rufino, 2001. Curadoria da Exposição Visceralidade - Felipe Rinaldi, 2001; Eixo Essencial, 2008 (Pintura).


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HONORATO, Manoel da Costa  

(AL? 1838- ? 1891). Padre. Viveu no Rio de Janeiro, Foi sócio correspondente do IHGAL. Obras: Descrição Topográfica e Histórica da Ilha do Bom-Jesus e do Asilo dos Inválidos da Pátria (cópia oferecida ao IAGA na sessão de 31/3/1870) Sinopse de Eloquência, de Poética e Crítica Literária (cópia oferecida ao IAGA em 27/05/1870), e cujo título correto seria Sinopse de Eloquência e Poética Nacional Acompanhadas de Algumas Noções de Crítica Literária, Extraídas de Vários Autores e Adaptadas ao Ensino da Mocidade Brasileira, Rio de Janeiro: E. A de Oliveira, 1870; Novo Mês Mariano ( Rev. IAGA, n. 2 p. 16) Dicionário Topográfico, Estatístico e Histórico de Pernambuco, Recife: Tip. Universal, 1863; Compêndio de Retórica e Poética, Adaptado ao Programa do Imperial Colégio Pedro II, Rio de Janeiro: Tip. Cosmopolita, 1879, 4a.edição, consideravelmente aumentada.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HONORATO, Raffa  

(São Miguel dos Campos - AL 22/02/?? - Maceió - AL 03/08/2014). Compositor, cantor. Fez os estudos no Colégio Madalena Sofia. Graduação em Jornalismo na FITS e Direito na FAMA. Seu primeiro contato com a música foi com seu pai, Aury Viola. Discípulo do cantor e compositor Basílio Sé, começou a carreira musical em meados dos anos 90 e integrou bandas como a Juízo Final e Overgraund. Cantor e compositor, desde 1996. Em 2008, acompanhou o cantor e compositor Júlio Uçá na Festa de Música do Sesc Alagoas (Femusesc). Uçá teve sua música, Cabelo de Mola, escolhida como a melhor da mostra. Júlio e Raffa representaram Alagoas no Festival de Música Cidade Canção, em Maringá, no Paraná. Em 2009, venceu em Maceió o 2° Festival de Música da Faculdade Maurício de Nassau, com a canção Alegria, de sua autoria, e que foi uma das finalistas da Femusesc 2009.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HONÓRIO, Durval  

(AL?). Pintor. Participou do I Salão de Belas-Artes Rosalvo Ribeiro, em Maceió (1926), apresentando Marinha, bem como de diversos Salões de Arte organizados por Lourenço Peixoto.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HORA JÚNIOR, Byron Amaral  

(Maceió - AL 01/12/1972). Poeta, bancário Mudou-se para Brasília em 1978. Filiado ao Sindicato dos Escritores no DF. Colabora em periódicos. Participou da coletânea Poetas de Alagoas, 1988, Biblioteca Estadual de Alagoas.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HORA, A  

Jornal Fundado em1998, por Ildo Rafael Vasconcelos. Editor-geral Adelmo Ricardo Filho. Jornal de circulação em instituições públicas. Encontra-se no Ano VI, nº 170em maiode 2014.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HORA, Carlos... Santos  

(Penedo - AL). Cineasta.Iniciou sua fase de produção com Destino, prêmio especial do II Festival de Penedo. No III Festival, apresentou Artesanato, sobre oleiros de Carrapicho (SE), com o qual ganhou o primeiro prêmio, tendo concorrido ainda com o filme Agonia. No IV Festival de Penedo, em 1978, apresentou Briga de Galo.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HORA, MILLANE nome artístico de Millane Hora Figueiredo Fortes  

 (Arapiraca - AL 22/05/1983). Cantora, advogada, compositora. Escola Deraldo Campos (pré-escola até a alfabetização) 1º e 2º grau no Colégio Anchieta, 2000. Graduação em Direito, iniciado na FAL e concluído no IESB, Brasília. Iniciou sua carreira artística aos 13 anos. No período em que morou em Brasília, cantava com a banda DF Music. Participou do FEMUSESC (em 2009, 2010 e 2011), representou Alagoas na FEMUCIC, em Maringá (2010). Participou de programas de repercussão nacional, como FAMA 4, Ídolos 1 e Domingão do Faustão, bem como foi a cantora escolhida por votação popular para cantar com a cantora Ivete Sangalo, e assim o fez no Carnaval de Salvador 2010. Inscrita na OAB e na Ordem dos Músicos do Brasil. Realizou os shows Mais Perto (2009) e Millane Hora (2010) ambos no Teatro Jofre Soares, Maceió. Discografia: DVD Despertar meu Destino (promocional), Teatro Deodoro, 2007. CD Vent Vert, Estúdio Yahoo BR Plus, Rio de Janeiro, sob a produção de Roger Henrique, Independente, 2011 (lançamento no Teatro Deodoro). Compôs: Retratos (em parceria com Roger Henri, João Crahim e Paulo Muniz), consta no CD Vent Vert; Seu Lugar (em parceria com Jana Figarella), consta no CD Vent Vert; O Que me Resta (em parceria com Jana Figarella), consta no CD Vent Vert; Tudo Começa do Fim (em parceria com Jana Figarella e Isabela Moraes) e Só Falta Você (em parceria com Jana Figarella).


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6