A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

HELIOMARIE, Lindianne... Oliveira do Nascimento  

(?? 20/02/1972). Atriz. Iniciou sua carreira no teatro em 1995. Curso técnico profissionalizante de formação de atores e curso de Licenciatura em Teatro pela UFAL (2003). Participou de apresentações e esquetes com a ATA no Sebrae e na Caravana Cultural, e também de montagens no Projeto Quartas Culturais , no Teatro Deodoro, SESI Pajuçara e Teatro de Arena. Professora de teatro no PETI pela SEMAS. Integrante da ATA. Catalogada pelo Mapeamento Cultura, SECULT-AL.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HELLEN MAKILAREN ou CIGANA DA NOITE nome artístico de Maria Helena da Silva Costa  

( Garanhuns - PE). Cantora. Começou a cantar ainda na Escola aos 9 anos.Vivem em Alagoas 12 anos. Gravou seu Álbum: Cigana da Noite, Maceió, 2015.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HELOÍSA HELENA Lima Moraes de Carvalho  

(Pão de Açúcar - AL 06/06/1962). Senadora federal, deputada estadual, vice-prefeita de Maceió, vereadora, líder sindical, professora, enfermeira. Curso de Enfermagem na UFAL. Pós-graduação em Epidemiologia. Professora do Centro de Saúde da UFAL. Iniciou sua atividade política no movimento estudantil e no movimento docente e sindical. Eleita, pela coligação PSB/PT, vice-prefeita de Maceió, em 1992, na chapa de Ronaldo Lessa (PSB), para o período 1993-96. Elege-se deputada estadual em 1994 pelo PT, para a legislatura 1995-98. Candidata a prefeita em 1996, sempre pelo PT, tendo concorrido com Kátia Born no segundo turno. Eleita senadora federal pelo PT em 1998, com 55,92% dos votos. Líder do PT e do Bloco de Oposição, no Senado Federal, em 2000. Titular na Comissão de Assuntos Econômicos, Comissão de Serviços de Infraestrutura, Comissão de Fiscalização e Controle. Em 2004, fundou e legalizou o PSOL, junto com outros petistas expulsos, quando se candidata à presidência da República nas eleições de 2006. Elege-se em 2008 vereadora em Maceió, cargo para o qual volta a ser conduzida em 2012, dois mandatos consecutivos (2009-2016). Publicou: Palavra de Mulher, ano I, n. 1 Brasília: Senado Federal, 1999; ano I n. 2, Brasília: Senado Federal, 1999; n. 3, Brasília: Senado Federal, 2000.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HENAURO  

( Lagoa da Canoa - AL). Cantor, compositor. Discografia: CD Henauro, Coisas do Norte, 1977, Ind. Fonográfica Califórnia, são de sua autoria as composições: Desafio de Sanfoneiro; Faça Assim; Cabeça sem Juízo; Retrato Dela; Cavalo sem Rabo; Forró na Casa Nobreza; Lá vai o Dedo, juntamente com Chiquinho Queiroz e Zé Lagoa; Sanfoninha Manhosa, juntamente com Antônio Trajano e Zé Raimundo.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HENRIQUES, Manoel Lobo de Miranda  

(PB). Presidente de províncias. Participou, juntamente com seu pai, da Revolução Pernambucana de 1817, sendo preso, transferido para Recife, em 1818 e, finalmente,, solto em 1820. Participa, ainda, da Revolução de 1824. Reconcilia-se com a monarquia, é nomeado presidente da província da Paraíba e, depois, de Alagoas, pela Regência Trina, em 13/04/1831, tomando posse a 19 de maio do mesmo ano, permanecendo até 26/11/1832. Em seu governo foram criadas as vilas de Imperatriz (União dos Palmares) e Assembleia (Viçosa). Ainda no seu governo foi impresso o primeiro jornal de Alagoas, o Iris Alagoense, cuja tipografia foi comprada no Recife, por seu intermédio. Foi, ainda, em sua gestão, que teve início a rebelião de Panelas de Miranda ou Cabanada. Foi o 5o. Presidente.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HERBERT AZUL nome artístico de Herbert José da Silva Hermeto  

 (Campina Grande PB). Cantor, compositor, ator, produtor, poeta, repentista, arranjador, multi-instrumentista. Menino, morava em uma fazenda. Lá seu passatempo era imitar os animais. Fazia sons em panelas e latas velhas, criava histórias e apresentava seus personagens para as crianças da redondeza. Foi assim que se iniciou como artista. E hoje, com tantos anos de criatividade, é difícil defini-lo. Inúmeras faces do artista que estão constantemente presentes em suas apresentações, seja nos shows, na TV, teatro, cinema ou rádio. Jovem, foi para Pernambuco, onde recebeu influência dos ritmos regionais. Deixou o Nordeste rumo à Campinas/SP, carregando no bolso um maço de notas musicais. Aos 38 anos, mais de vinte deles dedicados às artes, já colheu bons frutos. Um deles foi sua parceria com o também nordestino Alceu Valença. Com ele gravou mais de dez canções, entre elas Pétala, vencedora do Prêmio Sharp na categoria Melhor música. Fez parte da banda de Alceu e participou de seus discos Sete Desejos, como violonista, Batuques e Ladeiras, como vocalista, e Sol e Chuva, como produtor. No teatro, não só fez participações como ator, mas também como produtor e responsável pela trilha sonora de diversos espetáculos. Um deles foi I Love Neide, monólogo de Eduardo Martini que esteve em cartaz em Campinas durante seis meses e passou também pela cidade de São Paulo, no Teatro Folha. Produziu a trilha sonora e atuou no espetáculo infantil Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado. Gravaram suas músicas: Elba Ramalho e Vanessa Barum, Maira Barros, Tony Câmara, entre outros. E foi trilha sonora de uma produção de Maria Zilda, a atriz do filme Minha Vida em Suas Mãos (2004), vencedor de melhor filme estrangeiro no festival de cinema independente de New York e que escolheu sua canção Há Leblon, para ser tema dessa história. Desenvolveu o projeto Novos Poetas, junto ao Centro Boldrini, que cuida de crianças e adolescentes portadores de doenças sanguíneas e de câncer. O projeto consiste no lançamento de dois livros e um CD com poemas feitos pelas crianças do centro e por ele musicados. O lançamento se deu em rede nacional e apresentado pelo SBT junto a diversos artistas do país, em um programa especial intitulado Dia Boldrini. Obra: Álbum: Um Cata-vento Pra Você Voar em 2001. Participou do song book de Gilberto Gil, gravou com Marcelo D2, além de participar das paródias do programa global Casseta e Planeta. Como ator participou dos programas Malhação, Zorra Total Cilada no canal MultiShow além de atuar na peça Carreirinhas, sob direção de Wolf Maia.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HERCULANO, Edgleide de Oliveira  

(AL? ). Escritora. Graduanda em Pedagogia. Integrante do Grupo de Pesquisa Caminhos da Educação em Alagoas do Centro de Educação (CEDU), da UFAL. Obas: Capítulos de livros: Capuchinhos Italianos no Nordeste Brasileiro: Uma Trajetória de Formação Sócio-Religiosa (Séculos XVIII -XIX), juntamente com Ivanildo Gomes dos Santos,in Missionários e Beatos nos Sertões Nordestinos - Ações Socializadoras e Formativas (Séculos XVIII-XX), Maceió: EDUFAL, 2011, Maria das Graças de Loiola Madeira e Wilson Correia Sampaio (orgs.), p.43-72; Notas sobre o Compêndio de Geografia Alagoana de Antônio Joaquim Moura (1844), in Escritos Sobre a Educação Alagoana - Compêndios, Periódicos, Manuscritos e Práticas Educativas (Século XIX, XX e XXI), Maceió: EDUFAL, 2011, Élcio de Gusmão Verçosa e Mailza da Silva Correia (orgs). p. 27-44.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HERNANDES, Nilton  

(AL?? ). Escritor. Obra: A Revista Veja e o Discurso do Emprego na Globalização, Maceió: EDUFAL, 2004.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HI FI ELETRONIC  

Produção técnica cinematográfica, de vídeo e jogos eletrônicos; comércio e manutenção de aparelhos e equipamentos elétricos e eletrônicos. Fundada em 23/09/1993. Responsável Clarissa Chaves de Barros. Catalogado pelo Mapeamento Cultural, SECULT-AL.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

HIGINO, Themis Vécio  

(Penedo - AL 18/02/1970). Filho de José Vécio dos Mártires e Herundina Higino. Com a poesia Saudade de Filha participou da Coletânea de Poetas Penedenses, Maceió: SERGASA/SECULT, 1991, p.125-127, prefácio de Vera Romariz.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6