A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

FARIAS, BRUNA Jéssica Oliveira  

(Maceió – AL 19/05/1992). Atleta. Campeã (200m e 4x100m) sul-americana sub-23 (2014); Vice-campeã (100m) sul-americana sub-23 (2014) e Vice-campeã (4x100m) sul-americana (2015) do Campeonato Mundial de Atletismo, na China.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

FARIAS, Cláudio Roberto Cavalcante  

(AL?). Secretário de estado. Toma posse em 09/02/1990, na Secretaria do Trabalho e Ação Social, no governo Moacir Lopes de Andrade e em 15/03/1991, na Secretaria de Saneamento e Energia, no governo Geraldo Bulhões.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

FARIAS, Darcy Joazeiro de ... Costa  

(Maceió - AL 24/12/1937). Pintora. Filha de Paulo de Andrade Joazeiro e Lygia Ambrozzio. Curso de Desenho com Lourenço Peixoto e Maria José Loureiro. Curso de Pintura com Rosival Lemos, iniciado em setembro de 1993, quando passou a frequentar o atelier do pintor, onde fez estudos de desenho com Suetônio Medeiros. Foi conselheira da Cruz Vermelha Brasileira e colaboradora dos jornais locais, entre eles A Voz do Comércio, com a coluna Palavra de Mulher, O Jornal e Gazeta de Alagoas. Obteve o 2º lugar no Concurso de Contos, no XI Salão de Artes do Women´s Club, com o texto O Menino. Foi presidente do Conselho da Mulher Executiva (1992-1994), membro do Conselho Municipal de Cultura e presidente Internacional do Women´s Club of Alagoas (1992-94 e 2007-08). Individuais: Sucata Decorações; Visões de Alagoas, no Espaço Cultural do Saguão do 1º andar Anexo II do Senado em Brasília-DF. Participou das coletivas: 1994: -Semana das Mães-, Shopping Iguatemi; 1 ª Mostra de Arte e Cultura de Arapiraca, na Catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho; I Salão do Mar de Artes Plásticas, na Capitania dos Portos de Alagoas; 1995: Espaço Cultural Restaurante Beau Lieu e Semana de Arte do Shopping; 1996: I Salão TRT 19a Região de Pintores Alagoas; 1997: II Salão TRT 19a Região de Pintores Alagoas; 1998: Olhar Feminino II, Câmara de Dirigentes Logistas de Maceió; X Salão de Artes do Women´s Club, Armazém de Artes Pierre Chalita; XI Salão de Artes do Women´s Club, Jaraguá Art Studio; Talentos Expostos, Jaraguá Art Studio; com Alvas Flores dos Campos, participou da exposição Iguatemi Art98. Curadora e expositora A Liberdade das Cores, Shopping Iguatemi bem como da Mostra Iguatemi Arte (1999 e 2000) 2003: Coletiva Arte Iguatemi, realizada de 27 a 31/08, bem como da exposição Liberdade, de 7/30 de outubro na Escola de Magistratura de Alagoas - ESMAL, e, ainda, do IV Salão Alagoano do Livro e da Arte, realizado, de 18/26 de outubro, no Armazém Dom José, em Jaraguá.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

FARIAS, Dom Ranulpho da Silva  

(Nazaré - BA 12/9/1887 - Maceió - AL 19/10/1963). Terceiro Arcebispo de Maceió. Filho de Antônio da Silva Farias e Emília da Silva Farias. Estudou no Seminário Santa Tereza, em Salvador, ordenou-se sacerdote em 03/04/1910. Subsecretário do Arcebispado em Salvador, dirigiu a Revista Eclesiástica. Em 12/09/1920, foi sagrado bispo de Guaxupé (MG), sendo o segundo dessa diocese, onde permaneceu até 1939, quando foi promovido a Arcebispo de Maceió, tomando posse em 23 de novembro desse ano. Fundador da Ação Católica, movimento de apostolado, implantado nos diversos setores da sociedade alagoana. Linguista renomado, dominando inclusive o tupi-guarani. Tem inúmeras cartas pastorais, circulares e discursos impressos.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

FARIAS, Edson  

( AL ?). Escritor, professor. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1989). Mestre em Sociologia pela UNICAMP (1995). Doutorado em Ciências pela mesma instituição (2001). Professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UNB. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFB. Professor do Mestrado em Memória: Sociedade e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Obra: Capítulo de livro: Alguns Apontamentos Sobre o Dueto Memória e Modernidade in Políticas Culturais Para as Culturas Populares no Brasil Contemporâneo, Maceió: EDUFAL, 2011, Elder P. Maria Alves (org.), p. 25-58. Artigo em periódico: Cultura e Desenvolvimento: Figuras Histórico-Cognitivas de uma Dinâmica Geopolítica, in Latitude - Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFAL (org.), Maceió: EDUFAL, Vol. 6, n. 2, julho/dezembro 2012, p. 49-80.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

FARIAS, Francisco de Assis  

 ( ? ). Escritor. Obra: Capítulo de livro: O Master Handebol no Estado de Alagoas: Um Estudo na Perspectiva dos Sentidos Atribuídos, juntamente com Adilson Rocha Ferreira e Leonéa Vitória Santiago, in Estudos Qualitativos em Educação Física e Esporte: Representações e Sentidos (org.), Maceió: EDUFAL, 2013, p. 7-18.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

FARIAS, Fábio Luiz Araújo Lopes de  

(Maceió - AL 21/06/1961). Secretário de Estado, médico, empresário. Graduado em Medicina, UFAL. Empresário em vários segmentos econômicos e agropecuarista. Foi Conselheiro da Cooperativa dos Plantadores de Cana de Alagoas e membro do Conselho Consultivo da Portobello Shop. No serviço público, desempenhou as funções de Presidente da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), Superintendente da Fusal (Fundação de Saúde de Alagoas), Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, Administrador do Porto de Maceió, Presidente do Conselho da Autoridade Portuária.Toma posse, em 01/01/2007, na Secretaria Executiva de Educação e de Esportes, mantendo-se no cargo quando a denominação muda para Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, no governo Teotônio Vilela Filho. Suplente de Senador por Alagoas (mandato 2010-18). Secretário de Estado da Casa Civil, no governo de Renan Filho (2015-18).


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

FARIAS, Hildenice Melo de Almeida  

 (AL ). Escritora. Formada em Letras, UFAL. Professora de Português e Literatura do Liceu Alagoano e do CESMAC. Obra: Momentos Poéticos, Vol. I, ???


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

FARIAS, Ivan Soares  

( AL ? ). Escritor. Obra: Doenças, Dramas e Narrativas Entre os Índios Jeripanko no Sertão de Alagoas (Índios do Nordeste: Temas e Problemas, v. 13.), Maceió: EDUFAL, 2011, prefácio de ? Luiz Sávio de Almeida, Um Livro e os Índios, p. 11-13. Capítulo de livro: Etnohistória e Etnicidade dos Índios Jeripankó do Alto Sertão de Alagoas in Índios de Alagoas: Memória, Educação, Sociedade, Maceió: EDUFAL, 2011, Luiz Sávio de Almeida, Amaro Hélio Leite da Silva e Gilberto Geraldo Ferreira (orgs.), p. 41-56.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

FARIAS, José Jadson Pedro de  

( ? ). Deputado estadual, pelo PFL, na legislatura 1995-98.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9 . 10 . 11