A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

DANTAS, Noaldo Moreira  

(PB - Maceió- AL ). Secretário de estado, jornalista.Toma posse em 30/04/1984, na Secretaria Extraordinária Para Assuntos de Desenvolvimento e Preservação Cultural, quando essa foi criada no segundo governo Divaldo Suruagy. Toma posse, em 6/6/1986, agora na Secretaria de Comunicação Social, sendo exonerado em 15/3/1987, no final do governo José de Medeiros Tavares. Realizou, de 20 a 24 de agosto de 1985, a I Mostra de Cultura Popular, cujos trabalhos escritos estão divulgados no Caderno de Cultura 2,publicado pela SECULT. Diretor do Jornal de Alagoas, e incentivador, em 1975, da nova fase do Suplemento Literário desse jornal. Obras: Os contos Ciranda do Desespero - este vencedor do Iº Concurso de Contos Félix Lima Júnior, em 1997 - e No Dia Que a Trikem Explodiu com os quais participou daColetânea Alagoana Contos e Poesias, Fundação Cultural Cidade de Maceió, Maceió: ÉCOS, 1998, p.13-18 e 77-80, respectivamente; Teotônio Vilela. O Menestrel das Alagoas, em Memórias Legislativas, Documento n. 17, Maceió: 12/4/1998.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

DANTAS, Simone Bastos Silva  

(Santos - SP 05/02/1969). Regente. Filha de Darci Alves Silva e Josefa Bastos Silva. No Conservatório Ivanildo Rebouças - Cubatão, em 1977, inicia seus estudos de Música. Estudou piano por 11 anos e também concluiu o Curso de Ballet Clássico. Durante o curso de piano, fez parte de coral. Em 1985, ingressa na banda musical de Cubatão, onde tocou durante oito anos. Com essa banda, participou de vários concertos e gravou um disco, em 1992, em São Paulo/SP. Participou do Verão Vivo, da TV Bandeirantes, em 1988. Fez temporada de dois meses no Teatro Cultura Artística de SP, no Show de Bibi Ferreira, tocando percussão. Depois de ter terminado o curso de ballet e piano, em 1985 e 1986, começou a trabalhar com Música: dava aulas a crianças para a formação da Bandinha Rítmica na Prefeitura de Cubatão, aulas de teoria musical no Conservatório Ivanildo Rebouças. Em outubro de 1993, veio para Arapiraca, onde sua família mora. Começou a dar aulas de piano. Oficializou a Escola de Música Villa-Lobos, onde hoje oferece os cursos: piano, canto, cavaquinho, teclado, guitarra, contrabaixo, teoria musical, musicalização, cursos preparatórios para vestibular na área musical para a UFAL Em 1999, gradua-se em Música (Licenciatura) na UFAL . Mestrado em Educação Musical, em 2008, pela Campbellsville University - EUA, no Campus de Recife/PE, no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, defendendo a dissertação: Socialização e Formação de uma Banda Rítmica com Idosos na Associação de Assistência São Vicente de Paulo (Casa dos Velhinhos) em Arapiraca/AL. Cursos de regência: Maestro J. Júlio Stari, em São Paulo/1995 e Maestro Henrique Lins, em Pernambuco/1998. Em 1995, começa a reger o Coral da Fundação Universidade Estadual de Alagoas - FUNESA. Em 1997, funda o Coral Villa-Lobos. No dia 12/11/ 1999, rege a Orquestra da Câmara da UFAL. Sócia-efetiva da ACALA, onde ocupa a cadeira 27, empossada em 25/10/2001.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

DANTAS, Virgínia da Hora  

(AL? ). Escritora, professora. Graduada em Direito, FAL (2007). Mestrado em Direito, UFAL (2010). Professora da FRM (2009). Professora da CESAMA, desde 2010. Artigo em periódico: A Ampliação do Conceito de Refugiado, juntamente com Andréa Maria Calazans Pacheco Pacífico, in Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da PUC-SP, 2010, v. 3, p. 1-32.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

DANÇA DE SÃO GONÇALO -  

De origem portuguesa, tendo sido registrada pela primeira vez no Brasil em 1718. A princípio, apresentava-se no interior das igrejas, mas logo foi proibida. Hoje faz parte do catolicismo rural, e em Alagoas só se tem notícia da existência de uma Dança de São Gonçalo no município de Água Branca. São seus figurantes: Mestre e participantes (homens e mulheres) e suas indumentárias: Homens - calças azuis e camisas brancas de mangas compridas; Mulheres - saias longas azuis, blusas brancas de mangas compridas e torços brancos.-


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

DANÇAS FOLCLÓRICAS  

São as principais: Reisado, Guerreiro, Presépio. Pastoril, Chegança, Fandango, Taieira, Baiana, Quilombo, Caboclinhas, Cambindas, Toré, Dança de São Gonçalo, Mané do Rosário, Coco ou Roda de Coco. Entre as religiosas de herança portuguesa encontra-se a Dança de São Gonçalo.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

DARTANHAN HOLANDA nome literário de Cosmo D´Artanhan Marques de Holanda Cavalcante  

 (Maceió - AL 19/03/?? ) Contista, cronista, colunista. Membro da AML. Obras: Igreja Nova (Romance) A Voz - A Magia Aqui Se Faz Presente (contos) Retratos do Paraíso. Participou com Fontana Di Trevi e Cármem Lúcia Dantas, in Antologia dos Valores da Minha Terra, Francinúbia Farias Gomes (org.), Maceió: Ed. Magazine Destaque, 2014, p. 82-86 e 86-88, respectivamente.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

DAVI DAVINO como é conhecido David Cabral Davino Filho  

(Rio de Janeiro - RJ01/10/1987). Deputado Estadual. Filho de David CabralDavinoe Rosemay Miranda Davido. Fez o ensino fundamental e médio no INEI (2001 e 2004, respectivamente). Graduando em Direito, FMN, desde 2011. Assessor Parlamentar da Câmara de Maceió. Asssessor Técnino do MP. Sócio do site de Classificados de Veículos - MOTORIZADO. AssessorEspecial do Gabinete do Prefeito Rui Palmeira.Eleito Deputado Estadual em 2014 pelo PSB na coligação JUNTOS COM O POVO PELA MELHORIA DE ALAGOAS 1 (PP/PPS/PSDC/PRP/PR/PSL/ PSB/SD/DEM).


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

DAVID Menezes da Silva  

(Girau do Ponciano - AL 09/1973). Pintor. Filho de Cícero Menezes da Silva e Josefa Maria da Silva. Dos 16 aos 24 anos esteve internado no Manicômio Judiciário. Participou das Exposições Coletivas: 1995: Manicômio Judiciário; 1997: Galeria SESC e Galeria Karandash 2002: Arte Popular. Coleção Tânia de Maia Pedrosa, realizada no Museu Théo Brandão.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

DAVINO, Cláudio de Barros  

(AL ? Maceió - AL 24/10/ 2003). Secretário de estado. Toma posse, em 16/03/1982, na Secretaria de Estado da Agricultura, no governo Theobaldo Barbosa. Dirigiu a EMATER.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

DAVINO, Eduardo  

( AL ? 1939). Funcionário da Petrobras. Dirigiu o Sindicato dos Petroleiros. Candidato a vereador, teve sua candidatura indeferida quando faltavam poucos dias para as eleições de 1970. Dirigente do PMDB, filiado ao PSDB, foi militante do PCB.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9