A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

BARBOSA, Anderson Rufino  

( ? ). Produtor. Produção e direção de curta-metragem: A Cartilha da Bala. Catalogado pelo Mapeamento Cultural, SECULT-AL.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Antenor Farias  

(Maceió - AL 15/05/1959). Escritor, professor, engenheiro elétrico. Filho de Frutuoso Alexandre Barbosa e Iraci Farias Barbosa. Primeiro grau na Escola Estadual de Primeiro Grau de Vila Progresso, Guarulhos-SP (1975). Curso técnico em Desenho Arquitetônico na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Dom Paulo Rolim Loureiro, Guarulho-SP (1978). Graduação em Engenharia Elétrica, UMC (1984). Especialização Em Informática na Educação, UFAL (1994). Mestrado em Engenharia Elétrica, UFCG (2003) com a dissertação: Sistema de Aquisição de Dados para Acompanhamento de Gestantes em Trabalho de Parto. Doutorado em Ciências da Educação, Universidade Tecnológica Intercontinental, Py (2012). Na SALGEMA: Estágio (1984) e Engenheiro (1989-92). Engenheiro Eletricista, Usina Uruba (1985-1986). Chefe de Escritório, Elevadores OTIS (1986-87). Engenheiro de Manutenção, PROFERTIL (1988-89). Professor no IFAL, desde 1992 e Chefe de Departamento de Tecnologia e Processo no IFAL, desde 2010. Obra: Reflexões Acadêmicas: Práxis Educacionais de Quatro Engenheiros, juntamente com Ehrlich Falcão, R. J. Souza, P. J. Oliveira, São Paulo: PoloBooks, 2014.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Antonio Roberto Brandão  

(Mata Grande - AL 05/02/1960). Cantor, compositor, músico, advogado. Filho de Antonio Barbosa da Silva e Rosalva Vieira Barbosa. Graduou-se em Direito no CESMAC (1985). Músicas: Ponta de Lápis (gravada em 1984), regravada por: Dudel, Ivaldo Maceió: Eliezer Setton, Geraldo Cardoso e Gláucio Barbosa; SOS Planeta Terra, gravada em 1991 e regravada por Leci Brandão; Ilha de Itamaracá; Mistura de Raças; Força Negra (Negro Axé) Paraíso Azul, entre outras. Participou do programa Show Sem Limite, apresentado por J Silvestre (1984), TVS, hoje SBT, ficando em 4º Lugar do Brasil. Participou do Projeto PIXINGUINHA, sendo o único alagoano a participar das três etapas: Janela para os Novos, Sala Sidney Muller e, finalmente, Pixinguinha Nacional. Na década de oitenta, animou as noites das Boates Cavouco e Guna`s e do Bar Chapéu de Couro, de sua propriedade.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Antônio da Silva  

(?). Deputado estadual na legislatura 1897-98.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Arianne Gabrielle  

( SP ). Escritora, zootecnica. Curso técnico profisionalizante, Escola Agrotécnica Federal de (2010). Graduação em Zootecnica, UFAL, desde 2007. Artigo em periódico: Primeiro Registro de Chiroptera, Phyllostomidae, Chiroderma doriae Thomas, para o Estado de Alagoas, Brasil, juntamente com Ana Cristina Brito, Thiago Costa Acioli, Luciana Santos Medeiros, James Prado Pinto Sobrinho, Kenny Meneses Ferreira, Itairan Camelo de Macena Albuquerque e Ricardo Moratelli, in Boletín de La Red Latinjoamericana para La Conseración de Los Murciélagos, Vol 2, nº 4, Jan-Abr. 2011.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Bertolina Nunes  

veja MESTRA BERTU.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Carlos Alberto  

(Maceió - AL 17/09/1955). Escritor, militar, advogado. Filho de Dario Ramos Barbosa e Ana Ferreira de Jesus. Fez as primeiras letras no Grupo Escolar D. Pedro II, o primário no Externato São Leão Magno, o ginasial no Ginásio Nossa Senhora das Graças e o científico no Colégio Guido de Fontgalland.. Ingressou na Academia da PM-BA (1978-80), Oficial da PM-AL (1980-82), Oficial do CBM/AL (1982-2010). Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PM-AL (1992). Curso Superior de Bombeiro Militar no CBM, Rio de Janeiro (1999). Graduado em Direito, FAMA (2011). Membro da OAB-AL. Chefe da Seção de Segurança do Gabinete Militar do Governador Moacir Lopes de Andrade (1989-91). Assessor de Defesa Civil do Chefe do Gabinete Militar do Governador Geraldo Bulhões Barros (1992-93). Comandante das Unidades Operacionais de Prevenção e Combate a Incêndio e Salvamento do CBM/AL. Instrutor Regimental de Educação Física formando pela PM/BA. Instrutor na PM/AL e CBM/AL. Diretor de RH, Corregedor-Geral e Subcomandante-Geral do CBM/AL. Vice-Presidente da Associação dos OficiaIs da Reserva e Reformados PM/BM (2012-13). Membro efetivo da AMLA, onde ocupa a cadeira nº 3, cujo patrono é João Craveiro Costa. Obra: À Revelia - Pithecus, Um Caso Patológico, Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2010.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Dario Ramos  

(Rio Largo - AL 13/10/1922 - Maceió - AL 16/05/1989). Médico, dentista, professor. Curso secundário no Liceu Alagoano e o de Odontologia na UFPE (1951). Aprovado em concurso, ingressou no Exército, em outubro de 1952, como tenente-dentista. Um dos fundadores da Faculdade de Odontologia de Alagoas, da qual, entre 1961 e 1967, foi catedrático na cadeira de Anatomia. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Alagoas (1960). Estágio em Oftalmo-Otorrinolaringologia na Escola Paulista de Medicina. Em 1965, solicitou sua ida para a reserva do Exército, como capitão-dentista, passando a dedicar-se à Oftalmologia. Em 1966, fundou a Casa de Saúde Santa Luzia, hoje Hospital de Olhos Santa Luzia, primeira clínica de Alagoas especializada no tratamento de doenças oculares. Membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e do Conselho Administrativo da Escola de Ciências Médicas de Alagoas. Participou de diversos congressos e encontros em sua área de especialização. Obra: Considerações em Anestesia Para Cirurgia de Cataratas.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Demuriez Leão  

veja LEÃO, Demuriez... Barbosa.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Denise Silva  

(AL?). Escritora, professora, psicóloga. Graduação em Letras: Português/Inglês pela Unicap (1993). Psicologia pela UFPE (1987). Especialização em Linguística Aplicada à Língua Inglesa pela FAFIRE (1999). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFAL (PPGE/CEDU/UFAL). Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Tem experiência na área de Língua Inglesa, e faz pesquisa na linha de Leitura e Cognição. Obra: Capitulos de livros: A Internet como Ferramenta do Folder Eletrônico, in Os Desafios da Língua: Pesquisas em Língua Falada e Escrita, Denilda Moura (org.), Maceió: EDUFAL, 2008, p. 289-290. A Presença de Modalizadores em Falas de Alunos do Proeja e a sua Relação com os Sentidos da Aprendizagem do Inglês, in Retórica e Análise da Conversação - Um Encontro Possível, Maceió: EDUFAL, 2011, Maria Francisca Oliveira Santos e Deywid Wagner de Melo (orgs.), p. 123-134.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9 . 10 . 11