A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

BARBEIRO, Zé  

veja SILVA, José Augusto Roberto da.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBIRATO, Gianna Melo  

(Natal - RN 13/09/1962). Escritora, professora, arquiteta. Filha de João Batista de Melo e Elizabeth Tavares de Melo. Graduação em Arquitetura pela UFRN (1985). Mestrado em Arquitetura pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1991), área de concentração: Tecnologia do Ambiente Construído. Doutorado em Engenharia pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1998), na área de concentração Ciências da Engenharia Ambiental. Outros cursos: Capacitação do Banco de Avaliadores SINAES, MEC (2007) Métodos Estatísticos aplicados a pesquisas, X Encontro Nacional e VI Encontro Latino Americano de Conforto no Ambiente (2009). Arquiteta da UFRN (1984-1992). Arquiteta da UFAL (1992-2002). Professora da UFAL, desde 2000, na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Líder do Grupo de Estudos da Atmosférica Climática Urbana (GATU) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Conforto Ambiental (GECA). Obras: Clima e Cidade: A Abordagem Climática como Subsídio para Estudos Urbanos, juntamente com Léa Cristina Lucas de Souza, Simone Carnaúba Torres, Maceió: EDUFAL, 2007; Clima Urbano e Eficiência Energética nas Edificações, juntamente com Léa Cristina Lucas de Souza, S. C. Torres, Rio de Janeiro: PROCEL Edifica, Eletrobrás, 2011. Capítulo de livros: A Importância da Abordagem Climática no Planejamento Urbano, in Atmosfera e Sociedade - A Ação da Atmosfera Sobre os Seres Vivos e a Qualidade de Vida Humana, Maceió: EDUFAL, 2010, José Clênio Ferreira de Oliveira (org.), p.75-90; Estudo do Desempenho de Coberturas Verdes como Estratégia Passiva de Condicionamento Térmico dos Edifícios na Cidade de Cuiaba, juntamente com K. de A. C. Rosseti, C. R. de Musis, M. C. de J. A. Nogueira, in Contribuições ao Estudo de Conforto Ambiental e Sistemas Urbanos na Grande Cuiabá - MT, Carlo Ralph de Musis, Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira (org.), Cuiabá, EdUNIC, 2010, v. 2, p. 83-104. Artigos em periódicos, Modelo de Balanço de Energia Aplicado ao Caso da Cidade de Maceió - AL, e suas Implicações para o Planejamento Urbanismo, in Fórum Patrimônio: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (UFMG. Online), 2009, v. 3, p. artigo 8, 2009; Diretrizes Bioclimáticas para o Planejamento Urbano a partir da Aplicação de Metodologias de Análise do Clima Local, juntamente com S. C. Torres, Isabela Cristina da Silva Passos, R. V. R. Barbosa, in Engenharia Civil UM (Braga), 2011, v. 40, p. 75-86.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBIRATO, João Carlos Cordeiro  

 ( ES ). Escritor, professor. Graduação em Engenharia Civil na UFAL (1987). Mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (1991), com a dissertação Formulação do Método dos Elementos de Contorno Para Sólidos Elásticos Tridimensionais, Baseada na Solução Fundamental de Mindlin. Doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (1999) com a tese Método dos Elementos de Contorno Com a Reciprocidade Dual Para a Análise Transiente Tridimensional da Mecânica do Fraturamento. Em 2000, realizou curso de Administração Pública, com ênfase em Gestão Universitária. Professor do Centro de Tecnologia da UFAL, desde 1989. Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas. Diretor do Centro de Tecnologia e Pró-Reitor de Gestão Institucional da UFAL. Obras: Primeira Parte - O Contexto Tecnológico na Era do Conhecimento, juntamente com Olival de Gusmão Freitas Junior, Marcus de Melo Braga e Patrick Henrique da Silva Brito, in Arquitetura Orientada a Serviços na Administração Pública, Maceió: EDUFAL, 2011, Olival de Gusmão Freitas Júnior (org.), p. 23-78; Gestão do Conhecimento e Governança Universitária: Uma Abordagem Sistêmica, organizado juntamente com Olival de Gusmão Freitas Júnior. Artigos em periódicos: Avaliação do Uso do Bambu Como Material Alternativo Para a Execução de Habitação de Interesse Social, in Ambiente Construido, Revista On-line da ANTAC, vol. 8, nº1, 2008; Avaliação do Uso do Bambu Como Material Alternativo Para a Execução de Habitação de Interesse Social, in Ambiente Construído (online) v. 8, p. 115-129, 2008, juntamente com Aline da Silva Ramos Barbosa e M. M. C. P. Silva; Método dos Elementos de Contorno Com a Reciprocidade Dual Para Análise Transiente Tridimensional da Mecânica do Fraturamento, in Cadernos de Engenharia de Estruturas, v. 7, p-65-90, 2005, juntamente com W. S. Venturini.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA FILHO, Ulisses  

(Capela - AL 29/09/1927). Economista, contador, empresário. Filho de Ulisses Inácio Barbosa e Ingrácia Maria Barbosa. Formou-se pela Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia. Fundou e dirigiu diversas empresas, quase todas no estado da Bahia. Foi membro do Conselho da Fazenda desse Estado e presidente dos Conselhos Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e do Serviço Social da Indústria. Vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Participou do curso de Formação de Líderes Democráticos, do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva - 6ª Região, com o trabalho: Indústria no Nordeste e a Segurança Nacionale, ainda, em Seminário Interamericano de Desenvolvimento, no Peru, com o trabalho: Bahia - Uma Experiência Brasileira de Desenvolvimento.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA JÚNIOR, José... de Araújo Pereira...  

(? 19/12/1874 -? AL 05/12/1938). Filósofo, professor, advogado. Bacharel em Direito, pela Faculdade do Recife (1912). Foi administrador dos Correios. Professor da Faculdade Livre de Direito de Alagoas, na cadeira de Direito Penal, e vice-diretor da instituição. Sócio do IHGAL, empossado em 12/10/1915. Fez parte da Boemia Literária. Obras: Discurso Pronunciado pelo Dr. J. Barbosa Júnior, por Ocasião de Sua Posse, Como Sócio Efetivo, Revista do IAGA, v. VII, n. 04, out./dez. 1915, Maceió: Livraria Fonseca, 1916, p. 188-194.; O Espírito Popular Através do Coco (Contribuição Para o Folclore) em O Centenário da Emancipação de Alagoas, 1919, tendo feito uma conferência sobre o tema, no IAGA em 14 de setembro de 1917; A Autonomia Política de Alagoas e Seus Fatores (Conferência Realizada no Instituto Arqueológico e Geográfico Alagoano em 16 de setembro de 1924), Revista IAGA, v. 10, ano 53, 1925, p. 54-64; Dias Cabral, Conferência Lida no Instituto, XIII, 63; Discurso de Saudação a Paulino Santiago no Dia de Sua Posse, Revista do IAGA, v.13, ano 56, 1928, Maceió: Livraria Machado, p. 63-69. Na imprensa, teve coluna constante: -Crônicas- no Alagoas e -Sete Dias- no Diário do Povo. Na Revista do IAGA, v. XXIV, nº 88, encontra-se trabalho de Guedes Lins sobre B.J., Tenório de Albuquerque e Alfredo Rego, no qual afirma ter o primeiro deixado trabalhos inéditos: Sumé, Rua do Açougue, Serenatas, Serenos e Maria Pausob a epígrafe de -Dos Meus Velhos Tempos.-


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA JÚNIOR, Paulo Túlio  

(Maceió - AL 19/09/1979 ou 1980). Pintor. Autodidata. Participou, com o trabalho O Morcego, da IV Bienal -Naif- do Brasil, realizada no SESC de Piracicaba (SP), entre 09 de outubro e 15 de novembro de 1998, patrocinada pelo SESC/SP, conforme o catálogo Bienal Naïfs do Brasil; 1998.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Adauto Gomes  

(Gameleira - PE 06/07/1925 - Recife - PE 02/05/1970). Secretário de estado, militar. Major do Exército, da arma da Engenharia, assumiu o comando da Polícia Militar, na qualidade de coronel da PM comissionado, por ato do interventor João José Batista Tubino, ocupando o cargo de 16/02/1966 a 02/01/1970. Segundo se depreende da leitura do D.O., toma posse, em 02/07/1966, na Secretaria de Estado dos Negócios do Interior e Segurança Pública, permanecendo à frente dessa Secretaria, no governo Lamenha Filho, até 09/1969, já como tenente-coronel. Sofre um atentado em Maceió e é transferido para Recife, onde falece.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Adelmo Farias  

(Monteirópolis - AL 07/06/1955). Escritor, odontólogo, professor. Filho de Luiz Barbosa e Gerusa Farias Barbosa. Primeiro grau no colégio Estadual Prof. Deraldo Campos, Santana do Ipanema (1970) e o 2º grau no Colégio Estadual Moreira e Silva (1973). Graduação em Odontologia, UFAL (1977). Especialização em Periodontia, Conselho Federal de Odontologia (1983). Mestrado em Clínicas Odontológicas, USP (1985) com a dissertação: Repopulação Microbiana em Bolsas Periodontais Profundas. No Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Profissional em Odontologia (CEAO), em Recife-PE, através de convênio com a Universidade Camilo Castelo Branco, fez o Curso de Aperfeiçoamento em Implantodontia (2002). Especialização em Odontogeriatria, no Conselho Federal de Odontologia (CFO), obtendo o título de Especialista em Odontologia Geriátrica, tornando-se o primeiro Odontogeriatra oficialmente regulamentado de Alagoas (2003). Estágios: no antigo Hospital de Pronto Socorro de Maceió: no CRUTAC e Projeto Rondon. Atendimento clínico a clientela particular e, durante 15 anos, a escolares no Programa de Saúde Bucal ao Escolar, da Fundação de Saúde e Serviço Social do Estado de Alagoas. Foi professor no CESMAC. Professor da UFAL, desde 1979. Foi Tesoureiro e Presidente no Conselho Regional de Odontologia (CRO-AL). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores (SBDE). Acadêmico titular, cadeira nº 22, da AAO. Obras: Condutas Clínicas em Odontologia Geriátrica, Maceió: EDUFAL 2010; Histórias da Odontologia Alagoana - -Uma Contribuição à Academia Alagoana de Odontologia-, Maceió: EDUFAL, 2011(org.) Histórias de Contemporâneos; A Transferência da Faculdade de Odontologia; Histórias do Professor Wild Silva; Um Gigante da Odontologia; A Castanha Milagrosa; Toma -Fulano-, Bem Empregado!; Dentista Alienado ou Paciente Maluco (?) O Xará; Uma -Cárie do Cancro- e O Professor que Hipnotizava, in Histórias da Odontologia Alagoana - -Uma Contribuição à Academia Alagoana de Odontologia-, Maceió: EDUFAL, 2011, Adelmo Farias Barbosa (org.), p. 45-46; 101-103; 181-184; 185-187; 188-189; 190-191; 192-193; 194-196 e 197-198, respectivamente; Consultas Clínicas em Odontologia Geriátrica. Artigos em periódicos: Estudo das Lesões Endo-Periodontais, in Revista do Hospital Universitário (UFAL), 1990, v. 9, p. 2-6; Granuloma Piogênico na Gravidez - Tratamento Cirúrgico Conservador, in JBC. Jornal Brasileiro de Clínica & Estética em Odontologia, 1999, v. 3, p. 70-74; Odontologia Geriátrica - Perspectivas Atuais, in Jornal Brasileiro de Clínica Odontológica Integrada, 2002, v. 6, p. 231-234; Manejo Clínico de Cardiopatas em Periodontia, in Periodontia (Fortaleza), 2009, v. 19, p. 30-36.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Alex Teixeira  

veja ALEX Teixeira Barbosa.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

BARBOSA, Allan Teixeira  

(Maceió - AL 13/04/1955). Médico. Filho de Afrânio de Meira Barbosa e Grace Teixeira Barbosa. Ensino fundamental no Colégio Marista de Maceió. Ensino médio no Colégio Estadual Moreira e Silva e no Colégio Estadual de Alagoas. Diplomado em Medicina, ECMAL. Especializou-se na área de Oftalmologia, no Departamento de Oftalmologia da F.E.F.I.E.R.J (1978) no Departamento de Oftalmologia do Hospital Ibirapuera, São Paulo (1997 e 1981) e no Serviço de Cirurgia Oftalmológica da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficiente, São Paulo (1979-1981). Aperfeiçoamento realizado no exterior, destacando-se: Fellowship em pesquisa oftamológica (Glaucoma), Washington University in Saint Louis, Missouri, US (1982-83) Fellowship em pesquisa oftalmológica no -Scheie Eye Institute-, Universidade Pennsylvania, Filadélfia, USA, atendendo a convite do chefe do Departamento de Glaucona da entidade (08/1983 a 10/1984). Foi chefe do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió (1992-1996) fundador e diretor do Instituto dos Olhos de Maceió: desde 1996; presidente por duas gestões da Sociedade Alagoana de Oftalmologia (1999-2000 e 2001-2002) e coordenador tecnico do Projeto Catarata no Estado de Alagoas (1999 a 2005). Integrou a Comissão de Ética e Defesa Profissional do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (1999 a 2006) e a Comissão de Eventos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (1999 a 2006) presidiu a Sociedade Norte-nordeste de Oftalmologia (2000-2002) e o XIII Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia, (05/2005). Foi assessor da Presidência do Conselho Brasileiro de Oftalmologia para o Estado de Alagoas (2002-04) membro da Câmara Técnica do Departamento de Oftalmologia do CREMAL e coordenador técnico do Projeto Saúde Ocular no Estado de Alagoas. Membro do Conselho Regional de Medicina de Alagoas; membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e da Sociedade Alagoana de Oftalmologia; Membro da Academia Alagoana de Medicina, onde ocupa a cadeira nº 30. Membro, ainda, do Capítulo Brasileiro da Associação Panamericana de Oftalmologia. Integra a Sociedade Latino-Americana de Ultrassonografia; Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia; Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa; Sociedade Brasileira de Implante Intra-Ocular e Sociedade Brasileira de Lente de Contato. Obras: Dacriocistorinostomia Via Endonasal, apresentado no XXI Congresso de Oftalmologia, realizado no Recife-PE, 10/1981; Central Effects of Thyrotropin-releassing Hormone and Arginine Vasopressin on Intraocular Pressure in Rabbits, co-autor, in Investigative Ophthalmology & Visual Science, 08/1984; Effects of Trasection of Great Petrossal Nerve on Itraocular Pressure in Tabbits, coautor; Effects of Tropical Dopaminergic Agent on Aquueous Humor Dinamics, autor principal.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9 . 10