A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

ADRIANO GABIRU como é conhecido Carlos Adriano de Souza Vieira  

 (Maceió - AL 11/08/1977). Jogador de Futebol jogou como meia. Jogou nos Clubes: CSA (1995-1996 e 2013) no Atlético-PR (1997) emprestado para o Marseille, Francês (1998 e 2005) e o Cruzeiro (2000) Internacional (2006 e 2008) emprestado para o Figueirense e Sport (2007) Goiás (2008) Guarani (2009) Mixto (2010) Corinthias-PE (2011) Guarani de Bagé (2013) Combate Barreirinha Futebol Clube e Conilon-ES (2014). Jogou pela Seleção Nacional Sub-23 (1999-2000) e pela Seleção (2003). Títulos: no CSA: Campeonato Alagoano (1997) no Atlético Paranaense: Campeonato Paranaense (1998, 2000, 2001 e 2002) e o Campeonato Brasileiro (2001) pela Seleção Brasileira Sub-23: Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano (2000) e pelo Internacional: Copa Libertadores da América (2006) e o Mundial de Clubes da FIFA (2006). Outros apelidos que recebeu: Rei de Yokohama, GG, Gênio Gabiru.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ADRIANO JORGE  

Órgão do Internato Alagoano, literário e noticioso. Diretor: Jovino Xavier de Araújo. Redator-chefe: M. Max. Propriedade dos mesmos. Bimensal. Em 11/12/1904 publicou um número especial.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

AERO CLUB DE MACEIÓ  

Na época da guerra, presidido por Aloisio Freitas Melro. Seus -teco-tecos- colaboraram, executando transportes de urgência ou cooperando nos exercícios da tropa e auxiliando na cobertura de comboios ao longo do litoral.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

AESA - Associação de Ensino Superior de Alagoas  

Pessoa jurídica de direito privado, devidamente autorizada a funcionar pelo Decreto de 14/03/1994, publicado no DOU de 15/03/1994, é uma entidade sem fins lucrativos, que fez seu ingresso na educação superior, instalando-se em Maceió: a partir de 1995, com a oferta do Programa de Graduação em Administração com habilitação em Administração de Empresas, ministrado pela Faculdade Alagoana de Administração - FAA. Em 2000, a FAA teve reconhecido o curso de Administração com habilitação em Administração de Empresas, pela Portaria nº 2.144, publicada no DOU de 28/12/2000. Concomitantemente ao reconhecimento desse curso, foram autorizados os cursos de Graduação em Turismo, reconhecido pela Portaria nº 2.016, publicada no DOU de 09/06/2005 e Administração com habilitações em Comércio Exterior, Marketing e Gestão de Sistemas de Informação, reconhecidos pela Portaria nº 2.017, publicada na mesma data acima. Recursos Humanos foi autorizado pela Portaria nº 3.880, publicada no DOU de 27/12/2002. Com o compromisso de oferecer cursos nas diversas áreas do conhecimento, a AESA elaborou o projeto de credenciamento para regularizar o funcionamento do Instituto de Ensino Superior de Alagoas - IESA, criado em Assembleia Geral Extraordinária realizada pela mantenedora em 19/07/1999. A partir da formalização do credenciamento do IESA, por meio da Portaria MEC nº 969, publicada no DOU de 03/04/2002, a Instituição fez seu ingresso na educação superior, instalando-se em Maceió/, com a oferta dos seguintes cursos de graduação: Ciências Contábeis e Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, autorizado pela Portaria nº 973, publicada no DOU de 03 de abril de 2002. Posteriormente, foram autorizados os seguintes cursos: Administração com habilitação em Gestão Hoteleira; Ciência da Computação, Fisioterapia e Direito. Posteriormente, foram autorizados cursos superiores de tecnologia na área de gestão: Gestão de Marketing, Gestão de Comércio Exterior, Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Sistemas de Informação, Gestão Mercadológica, Gestão Empreendedora; na área de Comunicação: Produção Gráfica Digital, Multimídia, Comunicação para Web; Comunicação Empresarial, Comunicação e Ilustração Digital e na área de Informática, o curso de Gerenciamento de Redes de Computadores. Foram autorizados também os cursos superiores de tecnologia em Gestão Hospitalar,Turismo Receptivo,Eventos e Gestão de Empreendimentos Esportivos. E ainda os Cursos Sequenciais: Gestão de Serviços Turísticos, Gestão em Sistemas de Informação, Gestão Financeira de Empresa, Recursos Humanos Estratégicos, Gestão Hospitalar, Marketing Estratégico, Gestão Empresarial, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Gestão em Serviços de Saúde, Marketing de Serviços, Gestão em Tecnologia da Informação.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

AFERVENTA  

Rio. Um dos principais afluentes do Rio Jiquiá, segundo o Relatório do Convênio SEMA/SUDENE/Governo do Estado de Alagoas.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

AFES, Libório Lazdro Lial  

veja LIAL, Libório Lázaro.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

AFONSO, Pedro  

( ?? ). Escritor. Artigo em periódico: O Filho Adulterino Face à Legislação Hodierna, in Revista Letras Jurídicas, Maceió: Imprensa Oficial, 1976, Ano 15, n.22, agosto, p. 59 - 63.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

AGOSTINHO Micácio da Silva  

 (Monteirópolis - AL 11/07/1956). Escultor em madeira. Vive em Jacaré dos Homens. A maior parte de suas esculturas são de bois e carrinhos de boi. Catalogado pelo Mapeamento Cultural, SECULT-AL.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

AGRA JÚNIOR, Mário  

(Viçosa - AL 27/12/1955). Engenheiro agrônomo, funcionário público, secretário de estado, professor. Filho de Mário Lopes Agra e Fleurange Jatobá Agra. Funcionário de carreira da Secretaria Estadual da Agricultura. Toma posse, em 02/01/1999, como Secretário de Agricultura e Irrigação, no primeiro governo Ronaldo Lessa. Foi superintendente do INCRA em Alagoas, em 2003. Iniciou sua participação na política, ao final dos anos 1970, quando presidiu o Centro Acadêmico da Escola de Agronomia e a direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Militou na política sindical como vice-presidente da Sociedade de Engenheiros Agrônomos, por duas gestões presidiu o Sindicato dos Engenheiros. Membro do Conselho Regional de Engenharia. Presidiu o Sindicato do Setor Público Agrícola. Candidatou-se a prefeito de Maceió: pelo PSOL, nas eleições de 2008. Candidatou-se, ainda pelo PSOL, a governador, nas eleições de 2010. Professor da UFAL.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

AGRA, Denis Jatobá  

(Viçosa - AL 07/06/1950 - Maceió - AL 22/05/1992). Jornalista, médico. Filho de Mário Lopes Agra e Fleurange Jatobá Agra. Curso primário em sua terra natal e o secundário em Maceió: inicialmente no Colégio Diocesano e, no último ano, no Colégio Moreira e Silva, onde funda um jornal. Inicia o curso de Medicina, viaja para São Paulo, mas regressa a Maceió: onde se forma em Medicina (1974.) Em todo o seu período de estudante, teve constante participação na vida política estudantil, sendo inclusive um dos dirigentes do jornal A Tesoura.Inicia suas atividades de jornalista profissional como diagramador do Jornal de Alagoas. Trabalha nos Diários Associados e, depois, na Gazeta de Alagoas,onde é repórter e responsável pela pauta tornando-se, posteriormente, o primeiro ombudsman da imprensa do Norte e Nordeste. Em 1981 é eleito dirigente do Sindicato dos Jornalistas. Trabalha, ainda, como editor na nascente Tribuna de Alagoas e na Folha Miguelense, que circulava em São Miguel dos Campos. Funda e dirige a revista Última Palavra. Fez a apresentação do livro O Que Há Por Trás das Tiragens dos Jornais, de Joaldo Cavalcante.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

5 . 6 . 7 . 8 . 9 . 10 . 11 . 12 . 13